Várias atividades estão programadas para comemorar os 90 anos do estúdio e serão coordenadas pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho. Além disso, a Fox Home voltará a vender os DVDs dos grandes sucessos da United Artists, desta vez em embalagens comemorativas
A partir do dia 30 de janeiro, os fãs do cinema e dos clássicos que conquistaram platéias por todo o mundo poderão conhecer a história de um dos maiores estúdios de Hollywood. A MGM e a Fox Home Entertainment lançam, na Reserva Cultural, a exposição United Artists 90 Anos de Magia no Cinema, que marca o início das comemorações pelo aniversário da UA, celebrado em 2009.
São 30 fotografias e pôsteres que contam a história do estúdio e relembram cenas, diretores e atores ilustres, que marcaram época no cinema mundial, nas mais diversas situações. São imagens dos sets de filmagem, making of, cenas e pôsteres de filmes, criação e produção, entre muitas outras que formam um acervo inédito e riquíssimo em qualidade e conteúdo trazido pela primeira vez ao Brasil. A exposição vai até o dia 25 de fevereiro.
Formado em 1919 por Mary Pickford, Charles Chaplin, Douglas Fairbanks e DW Griffith, o estúdio é responsável por criar alguns dos melhores filmes de todos os tempos como O Último Tango em Paris, New York New York, Rocky, A Pantera Cor de Rosa e James Bond. Fazem parte também do catálogo da UA títulos criticamente aclamados e ganhadores de prêmios como Touro Indomável, Amor Sublime Amor, Noivo Neurótico Noiva Nervosa, Perdidos na Noite, Quanto Mais Quente Melhor e Rain Man. Ao total, são mais de 1.000 longas e mais de 80 clássicos ganhadores do Oscar.
Atualmente, a United Artists tem à sua frente a Metro-Goldwyn-Mayer Inc. (MGM) em parceria com Tom Cruise e sua produtora Paula Wagner. Esta nova fase da UA foi marcada pelo lançamento do filme Leões e Cordeiros, dirigido e estrelado pelos ganhadores de Oscar, Robert Redford, Meryl Streep e Tom Cruise. A United Artists é um dos estúdios mais tradicionais do mundo e esta exposição é a chance de mostrar ao público a importância que este acervo tem para a cultura e o entretenimento, diz Hegel Braga, diretor de marketing da Fox Home Entertainment Brasil.
Em todo o mundo, diversas atividades serão realizadas para celebrar os 90 anos da UA, que criou uma website especialmente para a data: www.unitedartists90.com. No Brasil, além da exposição, fazem parte da programação mostras de filmes, palestras, debates, oficinas de cinema entre várias outras ações que serão desenvolvidas ao longo do ano de 2008.
Além disso, o estúdio terá como Embaixador dos seus 90 anos no Brasil o renomado crítico de cinema, Rubens Ewald Filho. É uma honra participar das comemorações do aniversário de um grande estúdio de Hollywood, em particular porque a United Artists já traz no próprio nome sua filosofia, que prevalece até hoje, de Artistas Unidos. Ou seja, são os artistas, que são os criadores, se reunindo para fugir do intermediário, do simples comerciante. Eles começaram e deram o exemplo de como deve ser hoje em dia o melhor cinema, independente, ousado e criativo, diz ele.
A exposição United Artists 90 Anos de Magia no Cinema, que marca o início das comemorações pelo aniversário do estúdio, poderá ser vista na Reserva Cultural, em São Paulo, até o dia 25 de fevereiro. A entrada é gratuita. Depois, a idéia é levá-la para outros locais da cidade e até mesmo para outras capitais do País.
Reserva Cultural
Inaugurada em junho de 2005 pelo empresário e proprietário da distribuidora de filmes Imovision, Jean-Thomas Bernardini, a Reserva Cultural tem se firmado não só como um espaço de exibição de filmes, mas também de discussão e difusão de idéias sobre o cinema. Seminários, cursos, mostras e exposições são alguns dos eventos periodicamente organizados no local. A programação das salas balanceia filmes comerciais de qualidade com independentes brasileiros e estrangeiros, além de lançamentos exclusivos, com projeções em película ou pelo sistema digital. A Reserva Cultural agrega ainda em seu espaço um Lobby Multimídia, Bistrô, a Boulangerie Pain de France, Bar, conexão Wi-Fi, Livraria e Revistaria Lima Barreto e o exclusivo Opiniômetro ferramenta eletrônica específica para estreitar a relação com o público freqüentador e apurar com máxima praticidade a opinião dos visitantes nos mais diversos assuntos.
Endereço: Avenida Paulista, 900 térreo baixo (entre as estações Brigadeiro e Trianon Masp do metrô)
Telefone: (11) 3287-3529
Horário de Funcionamento (Exposição): das 10h às 22h