Estréia em 837 salas de cinema americanas. Arrecadação de US$ 26,4 milhões nos EUA somente no primeiro fim de semana de exibição. Mais de 90 ligações para a polícia com reclamações sobre as filmagens. Estes são alguns números de “Borat”, o irreverente longa-metragem de Sacha Baron Cohen, que estréia na TV brasileira no sábado (09/02), às 22h, no Telecine Premium. A produção também será exibida em versão dublada no domingo (10/02), às 20h, no Telecine Pipoca.
O filme mostra as aventuras de Borat, um repórter de TV do Cazaquistão que viaja aos EUA para fazer uma reportagem sobre os hábitos dos norte-americanos. Enquanto circula pelo país, ele satiriza as instituições locais e todos os adolescentes, feministas, conservadores e religiosos que cruzam o seu caminho.
Diversas polêmicas cercam o longa. Muitos dos entrevistados não sabem que estão participando de um filme de ficção e revelam opiniões preconceituosas e hipócritas. Além disso, o personagem de Cohen ganhou duras críticas do governo do Cazaquistão, que chegou a publicar um anúncio no jornal The New York Times rebatendo as acusações feitas em “Borat”.
A produção ganhou o Globo de Ouro de ator em comédia/musical pela atuação de Sacha Baron Cohen e foi indicado na categoria filme em comédia/musical. Recebeu também uma indicação ao Oscar de roteiro adaptado.
Sessão Superestréia: Borat
Sábado, 9/02, às 22h, no Telecine Premium
Domingo, 10/02, às 20h, no Telecine Pipoca (dublado)