Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Mostra resgata a imigração Judaica na América - Revista Publicittà Mostra resgata a imigração Judaica na América - Revista Publicittà

Mostra resgata a imigração Judaica na América

0

O Centro da Cultura Judaica inaugura segunda-feira, dia 11 de fevereiro, às 20:30, a mostra fotográfica “Barão Hirsch e suas Colônias na América – Memória de Uma Emigração”, de Carlos Goldgrub. Composta por 30 fotos (90 x 90 cm.) feitas por Goldgrub durante visita às antigas colônias do Barão Hirsch, a exposição traça um panorama da imigração de judeus de origem asiática e européia rumo à América.

A exibição é parte do projeto de mesmo nome, que tem como objetivo resgatar através da fotografia a trajetória de um contingente de judeus de origem asiática e européia que, fugindo da crescente ascensão do anti-semitismo e seduzidos pelos projetos de imigração do Barão Hirsch, chegaram à América no início do século XX .

O fotógrafo Carlos Goldgrub já trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil além de contribuir com as principais revistas brasileiras. Vencedor do “Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo” na categoria fotografia, Goldgrub participou de diversas mostras coletivas e individuais no Brasil e no exterior, entre elas, destaque para a exposição “Saga dos Imigrantes Galeses na Patagônia”, no País de Gales. É co-autor de diversos livros. Em 2003, teve o ensaio “São Paulo – Um Retrato Urbano – Ootdoors” selecionado para incorporar a Coleção Pirelli-MASP.

O Barão Maurício de Hirsch era um rico empresário e filantropo judeu que, após a morte de seu único filho, doou sua fortuna para salvar os judeus vítimas dos progroms em povoados da Rússia e região dos Bálcãs. Em 1891, idealizou a Jewish Colonization Association, entidade colonizadora cujo propósito era criar a infra-estrutura necessária para o estabelecimento de colônias agrícolas em diversas regiões da América do Norte e do Sul.

No Brasil, as colônias do Barão Hirsch eram duas: Três Irmãos e Philipson, ambas no Rio Grande do Sul. O trabalho de Carlos Goldgrub também documenta o que restou destas colônias.

A exposição fica em cartaz até 03 de Abril e tem entrada franca, mas quem quiser contribuir com o Departamento Sócio-Cultural do Centro da Cultura Judaica pode trocar o ingresso por um quilo de alimento não perecível a ser doado ao projeto Ajuda Alimentando mantido pela instituição.

O Centro da Cultura Judaica está localizado à Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré. Informações pelo telefone (11) 3065.4333 ou no site www.culturajudaica.org.brRetirar ingresso com 1 hora de antecedência. Ingressos limitados.

SERVIÇO
Exposição “Barão Hirsch e suas Colônias Agrícolas na América – Memória de Uma Emigração”
De Carlos Goldgrub (30 fotografias no tamanho 90 x 90 cm.)
De 12 de fevereiro a 3 de abril de 2008
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível a ser doado ao projeto Ajuda Alimentando.
Ingressos limitados. Retirar com 1 hora de antecedência. Sujeito à lotação do espaço.
Galeria – Centro da Cultura Judaica
Rua Oscar Freire, 2500 telefone: 3065-4333
www.culturajudaica.org.br
Abertura para imprensa e convidados:
Segunda-feira, dia 11 de fevereiro, às 20h30
.
 

Share.

About Author

Comments are closed.