A TV Móvel deve passar por uma fase de grande crescimento baseado na demanda dos consumidores, já que o serviço é o principal aplicativo que usuários gostariam de ver nos seus telefones, de acordo com um estudo de comportamento entre consumidores realizado pela Ericsson (NASDAQ:ERIC) e a maior emissora internacional de notícias, a CNN. Os resultados mostram que mais de um terço (34%) dos pesquisados elegeram a TV como aplicativo de maior demanda e praticamente metade (44%) dos pesquisados devem adotar a TV móvel num período de dois anos.
Os principais resultados revelam que mensagens com vídeos e fotos devem ser amplamente adotadas com a redução de tarifas e melhor funcionalidade. 57% dos pesquisados usam a tecnologia de fotos para enviar e receber imagens todos os meses, o que faz com que essa atividade seja a mais popular. Essa tendência também foi refletida na popularidade do serviço iReport, da CNN, um serviço de conteúdo gerado pelo usuário, lançado em 2006. O serviço recebeu 50,000 mensagens, que inclui imagens e vídeos de celulares de 189 países do mundo inteiro durante os primeiros 12 meses, impulsionando a tendência global do “jornalismo cidadão” e criando uma relação mais íntima entre a audiência e os veículos de comunicação.
De acordo com o relatório, praticamente um em cada quatro (24%) usuários de TV móvel utilizam o serviço todos os dias, e metade deles (52%) semanalmente. Com uma pontuação de 77%, as notícias dominam as preferências, seguidas por programas da TV aberta, com 48%.
“Os resultados dessa pesquisa reforçam o compromisso da CNN na liderança das tendências dinâmicas que influenciam a maneira pela qual nossa audiência consome conteúdo”, diz Didier Mormesse, Vice-Presidente Sênior de Pesquisa para Venda de Propaganda, Desenvolvimento & Conhecimento da Audiência da CNN International. “O nosso negócio móvel cresceu bastante nos últimos anos e devemos continuar investindo em iniciativas pioneiras e novos serviços. Pesquisas como essa oferecem uma visão mais clara dos desejos do consumidor, e por esse motivo a nossa estratégia digital atende as necessidades do nosso público de conteúdo com notícias de alta qualidade num ambiente móvel.”
Jan Wäreby, Vice-Presidente Mundial de Multimídia da Ericsson, diz: “Embora esteja no início, a TV móvel deve ser um serviço popular dentro de alguns anos. Baseado na demanda pelos serviços em conjunto com novos padrões de uso, a TV móvel representa uma das maiores oportunidades de multimídia em rede para operadoras de cabo e telecomunicações.”
Em 2007, a CNN International apresentou um novo serviço móvel, que gera receita por meio da propaganda. O CNN Mobile oferece informações para usuários em qualquer lugar com acesso aos blogs ”In The Field” da CNN, que são produzidos pelos correspondentes internacionais da rede. Os investimentos da CNN International para atender às necessidades criadas pelas mudanças nos hábitos de consumo do seu público incluíram um grupo de pesquisa digital em 2007, que mediu o acesso à CNN entre audiências usando terminais não-lineares como a Internet, sistemas móveis e IPTV. Entre as iniciativas digitais mais recentes da CNN International estão as parceiras de conteúdo com importantes portais de programação de TV e o relançamento da marca CNN.com. Em um momento onde os anunciantes estão procurando soluções inovadores amparadas por grandes marcas e compatíveis com múltiplas plataformas, e a CNN International pode oferecer informações detalhadas dos seus usuários globais, tendências de mídia e dos mercados e dados precisos para clientes internacionais.