Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Cônsul dos EUA promove exposição - Revista Publicittà Cônsul dos EUA promove exposição - Revista Publicittà

Cônsul dos EUA promove exposição

0

A população do Rio de Janeiro já pode conhecer um pouco mais da história de Martin Luther King. Na manhã desta quinta-feira, na Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro/ Celso Kelly, foi aberta a exposição Eu Tenho Um Sonho: O Legado de Martin Luther King. A inauguração da mostra foi feita pelo Cônsul dos Estados Unidos da América e Diretor para o Setor de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Erik Holm-Olsen.

O cônsul declarou estar feliz por mostrar a contribuição de um dos mais importantes líderes da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos aos brasileiros. Ele também agradeceu pelo apoio da biblioteca e da Secretaria de Cultura e informou que, em seu país, celebra-se, no mês de fevereiro, a cultura afro-americana em homenagem a Martin Luther King.

A Diretora Geral da Biblioteca Púbica, Ana Lígia Medeiros, afrimou que, graças a luta iniciada por Luther King, no início da década de 60, hoje é possível ver um negro americano – Barak Obama – concorrendo à presidência dos Estados Unidos. Ela agradeceu pelos oito livros em inglês sobre a cultura afro-americana doados por Erik à biblioteca. No local, existe um espaço chamado John Steinbeck, onde o público pode encontrar muitos livros sobre a cultura americana.

– É muito importante para a nossa cultura termos esse contato com o Consulado Americano. Esperamos continuar com essa parceria que está dando certo – torceu.

A exposição é composta por 10 painéis fotográficos com imagens coloridas e em preto e branco, além de textos explicativos sobre a trajetória de Martin Luther King.

O subsecretário de Cultura, Carlos Eduardo Guimarães, representando a secretaria de Cultura, Adriana Rattes, disse que está juntando esforços para recuperar as bibliotecas que tem um papel fundamental na difusão da cultura, como a formação profissional dos estudantes. Para ele, a leitura é um ato que deve ser incentivado, e que a Secretaria de Cultura vai trabalhar para colocar mais livros e equipamentos nas bibliotecas.

Para a estudante, Raiane Rangel, de 14 anos, presente na inauguração, a exposição é muito importante para o enriquecimento cultural do povo brasileiro. Ela disse que descobriu fatos da história de Martin Luther King, como por exemplo, que seus sonhos não eram somente a favor dos negros, e sim, para todos os americanos.

– Ele foi um homem muito importante para todas as nações. Ele usava a palavra como uma arma para um mundo melhor – explicou.

Martin Luther King (1929-1968) era pastor norte-americano, ganhou o Prêmio Nobel, foi um dos principais líderes do movimento americano pelos direitos civis, e foi o defensor da resistência não violenta contra a opressão racial. Lutou por um tratamento igualitário e contribuiu para a melhoria da situação da comunidade negra, mediante protestos pacíficos e discursos enérgicos sobre a necessidade do fim da desigualdade racial. Em abril de 1968 foi assassinado em Memphis, Tenessee, por um branco que havia escapado da prisão.

A Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro fica na Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro. O horário de visitação é das 9h às 18h, de 2ª a 6ª feira. A exposição fica em cartaz até o dia 29 de fevereiro e a entrada é franca. Mais informações no telefone: (21) 2224-6184.

Share.

About Author

Comments are closed.