O filme brasileiro Tropa de Elite foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha. O filme do cineasta José Padilha levou o Urso de Ouro desse importante festival europeu. Não foi o primeiro a levar o prêmio, antes dele Central do Brasil, de Walter Salles Jr., o correto seria Walter MOreira Salles Jr,, mas o herdeiro do Unibanco prefere se apresentar apenas como cineasta, levou a estatueta. Fernanda Montenegro, pelo mesmo Central do Brasil, e Marcélia Cartaxo, pelo brilhante A Hora da Estrela, de Suzana Amaral (mãe de Cláudia Rezende, da McCann-Erickson), também são domadoras de ursos do Festival de Berlim na categoria de melhor atriz.
Tropa de Elite é um filme forte, violento, que expõe a realidade urbana da cidade do Rio de Janeiro e dividiu opiniões e também a platéia, que aplaudia violentas ações do Bope, a tropa de elite da polícia carioca. Destaque para o ator Wagner Moura como o capitão Nascimento.
Quem não viu ainda, não perca. Tropa de Elite é um filmaço. O único porém é a música que cola no ouvido e tem esse refrão:
Tropa de Elite osso duro de roer!
Pega um, pega geral,
também vai pegar você!