Quem anunciou no Oscar desse ano não teve o retorno que esperava. Mesmo estando a frente dos outros grandes prêmios como o Emmys, o Globo de Ouro e o Grammy, a transmissão do mais conhecido prêmio do cinema ficou bastante aquém do ano passado, quando 40,2 milhões de pessoas assistiam ao diretor Martin Scorsese ser premiado com seu filme Os infiltrados. A audiência total nunca foi tão baixa desde 1974.
O Oscar sempre foi um dos mais assistidos e consequentemente um dos mais caros espaços na televisão americana. O custo de um espaço de 30 segundos nesse horário girou em torno de 1,82 milhões esse ano, o que representa um aumento de 7% se comparado ao preço do ano passado, que foi de 1,7 milhões (valores não levam em consideração os descontos praticados por agências).
A audiência da transmissão do prêmio costuma variar conforme o tamanho e importância dos filmes que entram na disputa. Nesse ano a presença de filmes pequenos e independentes como Juno e o próprio ganhador Onde os Fracos Não Têm Vez na lista de concorrentes, fez com que o número de espectadores diminuísse de certa forma. Podemos considerar essa hípotese se notarmos que quando Titanic concorria em 1998 o número de espectadores chegou a 55,2 milhões e em 2006 na vez do filme Crash a audiência chegou apenas a 38,9 milhões.
Se colocarmos o SuperBowl em contraste, você irá tomar um susto:
Esse ano o jogo entre os Patriots da Inglaterra e os Giants de Nova York totalizou mais de 97,5 milhões de espectadores, o que mantem a transmissão do evento esportivo no topo da lista dos espaços comerciais mais caros do mundo.
Anunciantes, saibam onde investir. O território da mídia é um lugar ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ.
Confira o trailer do ganhador