Conhecida por sua agitada vida cultural, a cidade de Bogotá, na Colômbia, receberá, entre os dias 7 e 23 de março, mais de 140 companhias teatrais e 1.200 artistas, vindos de 45 diferentes países. Durante os 17 dias, a capital colombiana sediará a 11ª edição do Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá, que terá o Reino Unido como convidado de honra. Entre as peças apresentadas, está Gaivota – Tema para um Conto Curto, do brasileiro Enrique Diaz, adaptação da obra do dramaturgo russo Anton Tchecov A Gaivota.
“O Festival assumiu, ao longo de sua trajetória, uma posição respeitada frente à comunidade artística internacional. Além disso, ainda contribui para que mais pessoas conheçam a capital colombiana hoje, com todos os atrativos culturais que oferece”, observa Carlos Rodríguez, diretor da Proexport Colombia – entidade governamental que promove os investimentos, as exportações, o turismo internacional e a imagem-país – no Brasil.
Entre as peças que serão apresentadas, estão: Casa de Bonecas, de Mabou Mines (EUA); uma montagem de Macbeth, Dusseldorf Schauspielhaus (Alemanha); uma produção do Théâtre des Bouffes du Nord (França), dirigida por Peter Brook; O Quarto de Isabela, de Needcompany (Bélgica); Um Poema Ridículo, do Teatro Nova Geração da Rússia; o Ballet Flamenco, de Cristina Hoyos (Espanha), além da brasileira Gaivota – Tema para um Conto Curto, entre muitas outras. A estimativa para 2008 é que o Festival supere os 3.000.000 de espectadores, público alcançado em sua última edição.