Em pleno início de ano letivo, alunos, professores, funcionários, pais e parentes notaram a polêmica “decoração” das unidades da Instituição Mackenzie em São Paulo e Tamboré: são peças, adesivos e painéis da campanha antidrogas criadas pela Publicis.
Espelhos dos banheiros deformam o rosto de quem se vê, com os dizeres “Quem abusa das drogas e do álcool fica irreconhecível” adesivos de lixeiras dizendo “É isso que existe na cabeça de quem usa drogas” e de chão, que simulam um abismo e afirmam que as drogas são o fim da linha compõem as peças mais impactantes.
Além disso, cartazes e painéis rasgados ao meio com a foto de casais e de turmas de amigos que dizem que o abuso de álcool separa você dos melhores momentos da vida completam a campanha, com duração de três meses.
A agência realizou a ação em parceria com o projeto MACK-VIDA, um programa de auxílio às iniciativas antidrogas criado pela chancelaria da Universidade, e coordenado pela Capelaria Universitária. O projeto desenvolve, juntamente com a Faculdade de Psicologia/UPM, o programa “Qualidade de Vida do Estudante”, que orienta e previne os alunos quanto ao uso e abuso do álcool e outras drogas, além de oferecer aos estudantes e servidores da Instituição um espaço para tratar de assuntos relacionados a esse tipo de problema.
“A campanha é mais uma ação de cunho social que a Publicis desenvolve para a Mackenzie” conta Guilherme Jahara, VP de Criação da Publicis.
“A parceria Mackenzie-Publicis é muito produtiva no que diz respeito às iniciativas responsáveis. Comunica e incentiva o esporte, a preservação do meio ambiente e alerta para os diversos problemas sócio-ambientais do País, como o analfabetismo e as drogas” afirma Mônica Borja, gerente de comunicação do Mackenzie. “E ainda ganha Leão de Ouro em Cannes” brinca a executiva.
Com direção de criação de Jahara, as peças são assinadas por ele e pela equipe composta por Antonio Nogueira, Daniel Leitão, Marcelo Sato, Mauricio Mori e Murilo Melo.