Além de celebrar os 50 anos de 1958, a S.A.X. apresenta matéria sobre a vida do escritor José Lins do Rego, o perfil de Scarlett Johansson por Woody Allen e o bate-papo sobre o poder entre Monica Veloso e Monica Lewinsky.
A revista S.A.X. faz uma retrospectiva com os ícones e acontecimentos que marcaram os últimos 50 anos. Dando seqüência às capas assinadas, a sétima edição da revista traz obra de Alexandre Gama, publicitário da Neogama/BBH que coincidentemente comemora 50 anos de idade em 2008. Inspirada no clássico seriado O Túnel do Tempo, a publicação, que é dirigida por Camila Schahin, acaba de chegar às principais bancas.
Realizada em estilo almanaque, a matéria principal sobre o ano que não deveria ter acabado apresenta uma interessante descrição dos fatos e personalidades mais representativos, permitindo ao leitor compreender as mudanças na forma de pensar e nos hábitos da sociedade brasileira e seus reflexos diretos à realidade atual.
A edição traz ainda uma homenagem à revista Realidade, publicação mensal de reportagens da Editora Abril da década de 60, por Mylton Severiano da Silva; um extraordinário relato da vida do escritor paraibano José Lins do Rego, realizado pelo jornalista José Nêumanne Pinto; e um perfil da musa de Hollywood Scarlett Johansson por seu admirador e criador Woody Allen. Além de um inusitado bate-papo sobre a relação com o Poder entre duas Monicas: Monica Veloso entrevista Monica Lewinsky.
A imagem de capa ilustra a vanguarda contada nas páginas internas por meio da arte assinada pelo publicitário Alexandre Gama. O layout é inspirado no conhecido seriado O Túnel do Tempo, com influências gráficas cult do artista plástico doidão John Baldessari, e precisou ser recriado em estúdio, pois a imagem original não existia mais.
Na seção de beleza, a Dra. Adriana Vilarinho desvenda o que há por trás dos nomes técnicos dos componentes de cremes de beleza. E entre as entrevistas desta edição, destaca-se uma conversa sobre arquitetura moderna com Ruy Othake, considerado um dos arquitetos mais importantes do mundo.
Outra novidade é que a partir desta edição, até o final do ano, a cada nova edição da S.A.X. será veiculado um anúncio de página inteira na Folha de S.Paulo. O primeiro desta série foi criado por Alexandre Gama.