A Tom Comunicação é a agência responsável pela campanha de 80 anos do Estado de Minas. A agência criou a logomarca, o conceito da campanha publicitária e comportamento gráfico para as peças de apoio de ações que serão feitas durante o ano.
A intenção principal é comemorar, registrar e dizer deste que é um momento único e significativo: 80 anos do Jornal Estado de Minas.
Com o slogan Estado de Minas 80 anos. Você faz esta história, a linha de comunicação desenvolvida pela Tom para a campanha tem o foco na relação com a sociedade; de como a vida das pessoas foi influenciada pelo jornal e de como o jornal é feito de fatos e histórias construídos por cada uma delas.
O cidadão, além de usufruir das informações, pode ser personagem da história ou fonte de notícia. A Tom quer mostrar, através da campanha, que isso não é exclusividade de pessoas famosas ou dos representantes do povo. As pessoas comuns ilustram diariamente as páginas do jornal e seus interesses estão retratados nele, explica o Diretor de Criação da Tom, Vinicius Alzamora.
Na campanha, a Tom cuidou para que a história fosse reapresentada numa perspectiva de proximidade; uma história que não só impacta o dia-a-dia das pessoas, mas que é desenhada continuamente: um jornal diferente a cada dia, para uma história diferente a cada dia. Para tanto, a campanha fala dos 80 anos do jornal, mas sempre olhando para frente, pelo menos para os próximos 80 anos.
Foi criada uma marca comemorativa do Estado de Minas que já pode ser vista nos jornais. A Tom entende que a logomarca é a essência do jornal. Como o jornal é feito de textos, que são compostos por frases, parágrafos, letras e diversos símbolos, a marca criada é a representação dessa história. Assim, o numeral 80 foi construído através de elementos tipográficos que compõem o texto.
A campanha está sendo exibida em diversos canais de TVs do estado, além de jornais, revistas, internet, entre outros meios.
Na internet e nos abrigos de ônibus, serão expostas capas que fazem parte da história do jornal. Para a internet, foi desenvolvido um site comemorativo, o www.em80anos.com.br. Nele, se destaca a parte colaborativa, onde o internauta pode contar um pedaço da sua história ligada ao Estado de Minas. As melhores histórias participarão de uma seleção e poderão ser publicadas em uma página virtual do Estado de Minas que ficará disponível no site. Uma outra curiosidade do site é a coleção de capas históricas do Estado de Minas que, juntas, falam sobre a trajetória de 80 anos do jornal, e também do mundo, Maria José de Souza Carmo, Gerente Executiva de Marketing.
Para marcar os 80 anos do jornal, o grupo Associados Minas preparou uma série de atividades, que serão realizadas durante todo o ano, voltadas para a população. Entre as ações, estão apresentações artísticas, exposições e promoções para os assinantes. A primeira atividade aberta à população terá início no dia 17 de março. Trata-se de uma mostra de fotos e matérias do Estado de Minas relacionadas à história da Avenida Afonso Pena. O local da mostra surpreende, uma vez que utilizará os abrigos de passageiros dos pontos de ônibus da Afonso Pena como cenário para esta história. Para conhecer o material, o público terá apenas que percorrer o trecho entre um abrigo e outro, localizados nas Praças 7 e ABC, na capital mineira.