O presidente mundial do Grupo Santander, Emilio Botín, apresentou o “embaixador” da Copa Santander Libertadores: Pelé. A contratação do “rei do futebol” ajudará a dar maior visibilidade à nova denominação da competição, além de potencializar a marca e a posição comercial do Banco na América Latina.
“Precisávamos de uma imagem potente, que representasse a grandeza do futebol na América Latina, mas com reconhecimento no mundo todo, como tem o Santander. E para isso estava claro que não poderíamos contar com alguém que não fosse Pelé. É, com certeza, um golaço de nossa parte”, disse Botín.
Com quase 140 partidas e 38 equipes de 11 países, a Copa Santander Libertadores é a competição internacional de clubes de futebol mais importante da América Latina. Sua audiência acumulada é de quase 1,5 bilhão de espectadores por temporada.
Pelé é considerado o melhor jogador de todos os tempos e representa, entre outras características, liderança, reconhecimento internacional e exemplo a ser seguido, segundo estudo realizado pelo Santander em novembro de 2007 com uma amostragem de 2,8 mil clientes de bancos no Brasil, Espanha, Argentina, Chile, Inglaterra, Itália e México.
Durante sua carreira no Santos Futebol Clube e na Seleção Brasileira, Pelé ganhou os títulos mais importantes e bateu praticamente todos os recordes: marcou 1.281 gols, conquistou três títulos em Copas do Mundo, dois Mundiais Interclubes pelo Santos e foi eleito o atleta do século pelo Comitê Olímpico Internacional.
Segundo José Paiva, presidente do Santander no Brasil, a imagem de Pelé na Copa Santander Libertadores elevará a notoriedade da marca no País, reforçando assim a estratégia comercial do Banco de lançar produtos inovadores. O executivo lembra que o plano de difusão da marca Santander vem sendo desenvolvido desde 2006 e já trouxe ótimos resultados em termos de imagem e comercial. “Encerramos 2007 com três grandes resultados obtidos. Vendemos um milhão de cartões Light em 20 meses, um milhão de cartões Free em dez meses e conquistamos um milhão de novos correntistas apenas em 2007”, disse Paiva, acrescentando que o Banco lançará produtos de crédito, capitalização e poupança com a marca Copa Santander Libertadores.
O presidente do Santander no Brasil conta ainda que, além de ações de marketing, o Banco usará seu “embaixador” em campanhas para seus próprios funcionários. Ainda neste dia 14, Pelé estará na sede administrativa do Santander para um bate-papo com os funcionários em local no qual estará exposta a bola do milésimo gol, marcado pelo rei, em novembro de 1969.