Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
PRO TESTE denuncia Hyundai - Revista Publicittà PRO TESTE denuncia Hyundai - Revista Publicittà

PRO TESTE denuncia Hyundai

0

A Hyundai e a Caoa do Brasil precisam consultar o Código de Defesa do Consumidor (CDC), principalmente o artigo 37, sobre propaganda enganosa. A PRO TESTE Associação de Consumidores notificou as empresas, respectivamente fabricante e distribuidora do Veracruz, por publicar no Brasil anúncio em que constam três itens não disponíveis no mercado brasileiro: bancos elétricos de couro Premium com ajuste de memória; faróis de xenon multifoco HID; CD Player com disqueteira para seis CDs e MP3.

A PRO TESTE solicita providências do Ministério Público e do Conselho de Auto-regulamentação Publicitária (Conar). A entidade apurou que o anúncio publicado na mídia brasileira foi traduzido do veiculado no mercado internacional, sem qualquer alerta às diferenças entre o modelo vendido no Brasil e o da Coréia do Sul. Não existe nas concessionárias veículos com tais acessórios.

Para a coordenadora institucional da PRO TESTE, Maria Inês Dolci, o que Hyundai e Caoa fizeram foi “comunicação de caráter publicitário parcialmente falsa? como caracteriza o artigo 37 do CDC. “Esperamos que o Ministério Público faça com que a Hyundai cumpra com o que prometeu no anúncio.?BR>
A entidade cobra uma ação do Conar para que exija a retirada ou modificação da publicidade, para que mais consumidores não sejam lesados. “É um desrespeito ao consumidor brasileiro, que paga caro por um veículo desses, mais de R$ 150 mil, e compra gato por lebre. O Brasil tem leis, tem o CDC que acaba de completar 17 anos, e quem quiser vender produtos aqui tem que respeitar a nossa legislação? critica Dolci.

Ela ficou surpresa com a falta de resposta da Hyundai e da Caoa, que nem sequer tiveram a preocupação de explicar por que repetiram uma propaganda sem ressalvas para os itens que não constam do modelo vendido no mercado brasileiro e ressalta que as diferenças entre o Veracruz real e o da propaganda são relevantes. “Os bancos de couro não têm ajuste de memória, os faróis são baixos e o CD-Player vem com disqueteira para somente um CD?


CDC

A publicidade enganosa ?tratada no artigo 37 do CDC: “É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.? Que explica como caracteriz?la: ?amp; 1???enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços?

Nota de esclarecimento enviado pela Hyundai/Caoa
 
 
O Grupo CAOA, consolidado no Brasil pela sua política de qualidade, de transparência e de respeito ao consumidor, na condição de representante da marca “Hyundai” no Brasil, informa que todos os itens anunciados, tanto os de série quanto os opcionais, em suas publicidades na mídia impressa, dentre as quais a do veículo Hyundai Veracruz, estão ?disposição dos seus clientes.

Assim, os clientes interessados na aquisição do veículo Hyundai Veracruz sabem que podem contar para pronta entrega com todos os itens opcionais anunciados, mediante pagamento do preço respectivo, se assim por eles for solicitado, quando da sua encomenda do veículo.

Saliente-se que, em momento algum, o Grupo CAOA recebeu qualquer notificação de quem quer que seja quanto a uma suposta existência de algum tipo de reclamação relativamente a seus informes publicitários.

O Grupo CAOA, por fim, ainda em atenção ?sua política de qualidade, de transparência e de respeito ao consumidor, atenta, ainda, a todo o disposto na Lei n.?8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), coloca-se ?inteira disposição de seus clientes e da imprensa em geral para fornecer quaisquer outros esclarecimentos e informações adicionais que ainda possam ser necessárias.

Atenciosamente,

Grupo CAOA 

Share.

About Author

Comments are closed.