Após inovar no segmento de guaranás com o lançamento das embalagens douradas, Kuat amplifica o ideal de evolução em sua nova campanha, que estréia em 25 de março com uma ousada proposta de romper também com os padrões da publicidade. A comunicação, distribuída em um amplo plano de mídia integrado por TV, Internet, rádio, cinema, mídia exterior e impressa, segue o conceito, materializado nas embalagens, de buscar um novo olhar sobre algo que já existe. Com a assinatura “a gente muda o mundo muda”, as peças recorrem a formatos e linguagens inovadores para transmitir uma mensagem reflexiva, propondo ao consumidor o uso de sua capacidade de provocar a evolução em atitudes simples do dia-a-dia.
O filme de TV “Manifesto”, de 60´que também terá versão de 30´ e vinheta de 15´ -, é um dos destaques da campanha. Seguindo a proposta de evolução proposta por Kuat, a agência Santa Clara construiu o vídeo no conceito vanguardista de “advertainement”, dando um tom de entretenimento ao que convencionalmente é tratado com linguagem publicitária. O formato é de curta-metragem: a assinatura da campanha – “a gente muda o mundo muda” – é apresentada como nome do filme, seguida da história. No desfecho, sobem os créditos, com os nomes de todas as pessoas envolvidas na produção do filme.
Com cenas urbanas foi gravado no Rio de Janeiro “Manifesto” transcorre em um clima espontâneo e real. Ao invés de atores, é estrelado por pessoas anônimas, recrutadas nas ruas por uma agência de casting, que no filme formam um grupo de amigos. O enredo mostra, de forma lúdica e envolvente, como um novo jeito de enxergar a realidade pode trazer evolução para situações cotidianas: a jovem que transforma uma flor em um ventilador, vendo, nas pétalas, as hélices que produzem o vento, ou o rapaz que cria uma árvore a partir de um monte de lixo. A proposta de abrir mão de artistas consagrados também foi decisiva na definição da trilha sonora do filme: a música Duck´n’Cover, da banda norte-americana Passage, alternativa e sem contrato com uma grande gravadora.
O tom de inspirar as pessoas a uma visão evolutiva também está presente no anúncio de mídia impressa, com um texto manifesto que dá ao leitor boas-vindas ao “mundo que não está pronto”. Na mídia exterior, mobiliários urbanos, empenas e painéis mostrarão a nova identidade visual da marca. A letra “K” extravasa os limites da lata e traça linhas evolutivas temáticas, compostas por ícones: os comportamentos da sociedade, por exemplo, são retratados por símbolos como os de paz e amor, do yin e yang e da arroba dos tempos virtuais.
“O que queremos mostrar com a campanha é que Kuat acredita que o mundo não está pronto e convida as pessoas a usarem sua energia natural para transformar as coisas, provocando a evolução. Esse conceito já foi muito bem materializado nas novas embalagens, que são uma metáfora perfeita de como se pode chegar à evolução de forma simples, buscando um novo olhar sobre algo que já existia: o belíssimo tom dourado do guaraná. Estamos trazendo isso agora para a campanha, com uma mensagem muito envolvente, convocando nossos consumidores a serem agentes de mudança em suas próprias vidas e no mundo. A evolução que Kuat propõe é simples, gerada pelas atitudes do dia-a-dia. Pode ser feita por qualquer pessoa que esteja disposta a buscar algo novo”, comenta Andréa Mota, diretora de Marketing da Coca-Cola Brasil.