Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Fazendo parte da história - Revista Publicittà Fazendo parte da história - Revista Publicittà

Fazendo parte da história

0

Para celebrar o centenário da imigração japonesa no Brasil, o Bradesco preparou uma série de ações de comunicação que ressaltam os vínculos estabelecidos entre os japoneses, o país e a histórica parceria entre o banco e a comunidade nipo-brasileira, solidificada no decorrer dos anos. A campanha institucional, assinada pela agência Y&R, traz o título “100 anos de imigração japonesa. O Bradesco faz parte dessa história”.

“A história da imigração japonesa cruza com a própria história do Bradesco, já que a primeira agência do banco foi aberta em Marília (SP), cidade que recebeu grande parte desses imigrantes no Brasil. Desde então construímos uma sólida amizade que permanece até os dias de hoje”, destacou Luca Cavalcanti do Bradesco.

Atualmente, o Brasil reúne a maior comunidade japonesa fora do oriente, estimada em 1,5 milhão de pessoas, sendo 75% delas concentradas no estado de São Paulo e o restante no sul do país, especialmente, no Paraná. Em sua carteira o Bradesco registra centenas de milhares de clientes japoneses ou descendentes seja por meio da parceria exclusiva com o Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ para atender os brasileiros que vivem no Japão, ou através das  agências  Bradesco instaladas no Brasil

A homenagem do Bradesco à comunidade nipônica contará com uma campanha, cuja abrangência inclui desde filmes e vinhetas veiculadas na televisão japonesa e brasileira, passando por  formatos inéditos de comunicação, como testeiras dentro da estação de metrô Liberdade, bairro em São Paulo conhecido por concentrar grande parte da população japonesa na cidade. Formatos diferenciados de comunicação digital, como uma rede social com árvore genealógica customizada na internet, e ainda chaveiros em formato de ícones japoneses para distribuição ao longo dos próximos meses.

“Mais do que uma campanha, nos preocupamos em criar uma grande homenagem do Bradesco para a imigração japonesa, destacando nas peças e ações ícones do Japão que de certa forma estão fortemente presentes no Brasil”, acrescentou Tomas Lorente, vice-presidente de criação da Y&R. De acordo com o criativo, entre os filmes produzidos para a campanha institucional na TV está uma vinheta especialmente elaborada para o Bradesco homenagear o príncipe Naruhito, que visitará o Brasil por intermédio do banco.           

Cada filme, com duração de 15´, mostra crianças descendentes brincando com elementos da cultura japonesa. Em um deles, o menino brinca com um robô e faz movimentos como se o brinquedo estivesse acenando para o telespectador. Em outro filme, por exemplo, aparece uma bonequinha japonesa do tamanho de uma criança. Quando a câmera se aproxima a boneca se inclina, fazendo o tradicional cumprimento japonês. Na seqüência uma surpresa é revelada: havia uma menina dentro da boneca. Ela retira as mão do quimono e acena para a câmera. Todos os filmes trazem a assinatura “100 anos da imigração japonesa no Brasil. O Bradesco faz parte dessa história.”

Para a mídia impressa, quatro anúncios foram elaborados para veiculação nas principais revistas e jornais do Brasil. Na oportunidade, cada peça traz a foto de uma criança japonesa em um cenário característico e emoldurado por ícones do país como, por exemplo, as típicas bonequinhas de madeira conhecidas também como kokeshi -, hashis, robozinhos ou elementos ornamentais de um jardim japonês. O texto do anúncio conta como a história do Bradesco se co-relaciona com a imigração japonesa no Brasil.

“Com as crianças descendentes na campanha e ícones tradicionais do país, procuramos fazer um contraponto da tradição japonesa no Brasil com uma nova geração que vem se formando no decorrer dos anos”, explicou Lorente.

Além de todos esses esforços, a Y&R também elaborou material gráfico para as agências bancárias, painéis em aeroportos, mica e jogo americano para distribuição em restaurantes da cidade de São Paulo. Agências do banco, localizadas em áreas e cidades com forte influência da comunidade japonesa, foram decoradas com luminárias e objetos característicos da colônia para celebrar o centenário dessa imigração.

A criação de toda a campanha é de Sérgio Fonseca, Zico Farina e Roberto Cardoso, com direção de criação de Tomas Lorente e Cássio Zanatta.

Share.

About Author

Comments are closed.