É sempre a mesma coisa: um comercial de Playstation entra no ar e os fãs de todo o mundo começam a postá-lo em blogs e fotologs. É que a marca do mais famoso game do mundo tem aproveitado a mesma linguagem com que diverte seus usuários para anunciar os seus produtos. As campanhas, além do ingrediente criatividade, que acabam por reconhecê-las em festivais de publicidade, como o de Cannes, têm a sintonia fina com esses consumidores.
É o caso desse comercial que você vê aqui. Vale dar um clique e bom divertimento!
Playstation, uma história
A origem do PlayStation remonta a 1990, quando a Nintendo planejava um acessório de CD para o Super Nintendo. A Sony fora acionada para fabricar o acessório, mas vários desentendimentos entre as duas empresas fizeram a Nintendo optar por trocar a Sony pela Philips. O aparelho já se encontrava em avançado desenvolvimento e a Sony decidiu lançá-lo no mercado como um console de Videogame independente, fazendo esse anúncio em 1993. A Nintendo tentou medidas judiciais para impedir o lançamento e a fabricação, mas perdeu em várias instâncias nos Estados Unidos e Japão.
Com o lançamento em 1995, a maioria dos jogos disponíveis foram bem-vendidos (Toshinden, Ridge Racer, Twisted Metal). Mas a Sony também desenvolveu seu próprio jogo, o Gran Turismo, que fez muito sucesso. A Sony também desenvolveu um acessório em 1997 que se tornou muito popular: o memory card. O memory card (ou simplesmente cartão de memoria) permitia salvar dados dos jogos e continuar o jogo na mesma fase que parou. Isso já ocorria em alguns jogos de consoles mais antigos, mas era uma tecnologia atrelada ao cartucho e não ao console. Os memory cards foram uma novidade para época e praticamente todos os jogos tinham suporte.
Versões
O primeiro PlayStation possui um estilo típico para sua época, uma “caixa” cinza composta de uma unidade leitora de CD-ROM e ranhuras para memory cards(cartões de memória que armazenam informações dos jogos) e entradas para joysticks. O console passou por uma re-estilização em 2000, ficou menor e com linhas arredondadas sendo chamado de PSone e substituiu o PlayStation original até 2006.
Sucessores
Seu sucessor, fabricado na sua segunda versão, o PlayStation 2 foi lançado em 2000 com a promessa de revolucionar o ambiente doméstico, pois possui a capacidade de tocar filmes em DVD e competir com os modernos jogos de computador 3D. A segunda versão também passou por uma re-estilização no final de 2004, sendo 60% menor e chamado de Playstation 2 Slim. Graças à grande e variada biblioteca de jogos, o PS2 vendeu mais de 120 milhões de unidades, se tornando o console mais vendido da história.
Em 2005, a Sony lança o PSP – PlayStation Portable é a versão portátil do PlayStation. É voltado ao público adulto, e pode reproduzir filmes, visualizar imagens de câmeras digitais, tocar músicas no formato MP3, além de, é claro, rodar jogos de alta qualidade em qualquer lugar com ajuda de uma bateria recarregável. A qualidade dos jogos (gráficos) está entre o PlayStation e PlayStation 2.
Em 2006, a Sony lança o PlayStation 3, com recursos avançados do chip Cell e armazenamento em discos Blu-Ray, o novo formato de midia da Sony. Por conter tecnologias muito avançadas é um console caro, foi lançado em duas versões: uma de U$499 e outra U$599. Em 2007 esse preço baixou para U$399 na sua versão mais barata mas sem a compatibilidade com jogos de PS2.
Agora, a Sony começa a preparar o terreno para novos lançamentos, em linha com HDTV e novas tecnologias.
FONTE: wikipedia.com