A cidade de São Paulo ganha um novo espaço de homewear no melhor ponto dos Jardins, na esquina da Oscar Freire com a Haddock Lobo. É o Espaço Santa Helena, que traz as lojas Cleusa Presentes e Suxxar, de propriedade do Grupo Santa Helena representado pelo empresário José Eduardo Sanches, que tem todo o seu projeto elaborado pelo arquiteto Jayme Lago.
O Espaço Santa Helena possui uma proposta ousada e seu objetivo é estar entre uma das 50 lojas mais fortes do mundo neste segmento. Isto permeou todo o trabalho de arquitetura: a inventividade e o ineditismo das soluções e tecnologias estavam presentes em todos os cômodos e soluções propostas, desde as maiores até os detalhes.
Segundo Jayme Lago, autor do projeto em parceria com a Matec, tudo foi feito com uma diversidade de espaços que a loja pedia. São vários ambientes, distribuídos pelos três andares de loja, todos ricos em amostragem e produtos, onde o cliente pode fazer sua visita sem roteiro prévio. Cada espaço foi pensado individualmente para que surpreenda na sua primeira imagem: tudo muito rico na cenografia e teatralidade, sem abdicar do funcionamento da loja, comenta o arquiteto.
Alguns dos destaques da mega loja são o espaço de degustação tecnológica Home Theater Experience, todo automatizado e único no Brasil; a grande mesa de cristal de 9 metros auto iluminada onde serão expostos cristais das grifes mais badaladas e o um café na cobertura comandado pela chef Carla Pernambuco.
Jayme Lago é um arquiteto generalista com formação em história da arte, fotografia e marketing após sua graduação em arquitetura pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho gira em torno da preocupação com desenhos marcantes e ousados. A arquitetura deve ser inusitada, causar emoções, se possível inéditas, além de novos modos de usar e viver, ao invés de materiais e obras caras, comenta e acrescenta que o projeto simples, que trabalhe com acabamentos e soluções simples é atemporal e será sempre uma referência.
Além da arquitetura, Jayme Lago possui vasta experiência na cenografia, onde ganhou três premiações e assinou projetos para clientes como TAM, Itaú, Philips, Johnson entre outros. Para o arquiteto, a cenografia é um grande exercício para arquitetura, pois busca o impacto e a teatralidade com soluções simples e rápidas. Esta é uma lição que ele realiza com sucesso. Seu escritório se configura atualmente com 14 arquitetos, muitos amigos e clientes.