Terminou sábado à noite a 55ª. edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, o Cannes Lions 2008. O Brasil teve um dos melhores desempenhos dos últimos anos, conquistando 41 Leões. Ficou na quarta posição no ranking geral da competição. Segundo informações de veículos que cobriram o festival, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra conquistaram as três primeiras posições.
A AlmapBBDO é a segunda agência mais premiada do festival, com o único Leão de Ouro brasileiro e 12 dos 41 Leões que o país traz do mais importante festival de publicidade do mundo. A Agência do Ano é a BBDO NY e, em terceiro lugar, a DDB de Londres. A agência de Marcello Serpa e José Luiz Madeira conquistou seu Leão de Ouro em Press pela campanha criada para a editora Companhia das Letras e que é composta por 3 anúncios Che, Kafka e o Império Romano -, sobre 3 títulos que compõem a sua coleção de bolso. A AlmapBBDO foi Agência do Ano em 2000.
Também em Press, a agência recebeu 3 Leões de Prata e 3 de Bronze. Os troféus de Prata foram para as campanhas de Gatorade, Caminhões Volkswagen e Rastreadores Volkswagen. Os Bronzes são da campanha institucional de Volkswagen, Havaianas Big Bang e Jetta Variant Siga seus instintos. Em Outdoor, a agência conquistou 2 Leões de Prata para as campanhas de Caminhões Volkswagen e Gatorade. Em Rádio, 1 bronze foi conquistado com o único spot inscrito pela AlmapBBDO no Festival, criado para Gol Linhas Aéreas. Em Cyber, o game Weather, desenvolvido para o Greenpeace, traz um Bronze. Em Filmes, o comercial Teste, feito para a ONG Casa do Zezinho, conquistou um Leão de Prata.
Com os 41 Leões de 2008, o Brasil supera e bem o desempenho de 2007, quando trouxe 30 Leões, sendo 6 de ouro. Em 2006, foram 28 Leões. Em 2005, 43. Em 2004, as agências brasileiras conquistaram 41 prêmios. Em 2003 foram 33 prêmios. Os Leões deste ano foram conqusitados nas categorias: Press (14), Cyber (7), Outdoor (5), Film (4), Radio (4), Design (3), Promo (3) e Media (1).
Titanium e Integrated
O Grand Prix de Titanium foi para a agência japonesa Projector Tokyo, com a campanha para a grife UNIQLO. O GP de Integrated foi para a Believe, campanha de lançamento do jogo Halo 3 feita para a Microsoft pela McCann Worldgroup San Francisco. Conquistaram Titanium Lion os trabalhos Million, da Droga5 para o departamento de educação da cidade de Nova York; e Black Boy Wanting Water, criado pela MortierBrigade, de Bruxelas, para o Studio Brussels. Os Leões de Integrated foram para o case Whopper Freakout, da Crispin Porter + Bogusky, de Miami, para o Burger King; e Lead India, da JWT da Índia, para o jornal Times of India.
No ranking das redes de comunicação, a BBDO também foi Network of the Year, com as contribuições de seu escritório de Nova York e as agências sócias de São Paulo e Johanesburgo. A DDB ficou em segundo, seguida da Saatchi & Saatchi.
Prêmios da AlmapBBDO
Press
Cia de Bolso Che, Império Romano, Kafka (Companhia das Letras) – Ouro
Gatorade Kids Boxe, Futebol, Basquete (Gatorade) Prata
Caminhões sob medida Caixa de Ovo, Caixa de Frutas, Caixa de Bebidas, Caixa de Leite (Volkswagen Caminhões e Ônibus) Prata
Veja como o rastreador Volkswagen funciona… (Volkswagen) Prata
Siga os seus instintos…Jetta Variant Cachorro, Pássaro (Volkswagen) Bronze
Big Bang Lime, Purple, Blue (Havaianas) Bronze
Todo Volkswagen tem o mesmo ponto de partida Beetle, Fox, Saveiro (Volkswagen) Bronze
Outdoor
Caminhões sob medida Caixa de Ovo, Caixa de Frutas, Caixa de Bebidas, Caixa de Leite (Volkswagen Caminhões e Ônibus) Prata
Gatorade Kids Boxe, Futebol, Basquete (Gatorade) Prata
Radio
Lado direito, lado esquerdo (Gol linhas aéreas) Bronze
Filme
Teste (Casa do Zezinho) Prata
Cyber
Weather (Greenpeace) Bronze