Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
HORA DO PLANETA - Revista Publicittà HORA DO PLANETA - Revista Publicittà

HORA DO PLANETA

0

O WWF-Brasil e a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciaram hoje o lançamento da Hora do Planeta e a participação da cidade no evento, marcando a entrada do Brasil no movimento mundial para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global. Conhecido mundialmente como Earth Hour, o movimento é promovido no País pela primeira vez pelo WWF-Brasil e contará com  uma campanha da DM9DDB para ajudar a mobilizar a população

Os anúncios que circulam a partir de hoje, quarta-feira, na mídia impressa, têm como foco o cidadão do Rio de Janeiro. O planeta Terra está nas mãos de um homem e tem sobre si uma vela acesa. No texto, o convite: “Carioca, você que sempre foi a cara do Brasil para o resto do mundo, agora vai representar nosso País no maior movimento contra as mudanças climáticas. No dia 28 de março, apague as lâmpadas de sua sala às 20:30 por 60 minutos, e participe do ato simbólico que vai mostrar a disposição do brasileiro em combater o aquecimento global de uma vez por todas. Chegou a hora do Rio mostrar porquê é uma fonte de inspiração para o Brasil e o mundo”. Um filme teaser de mobilização para todo o País também será veiculado, conclamando todos os brasileiros a participar do movimento.

 

Nas próximas semanas, a campanha ganhará segunda etapa e força extra. Celebridades da televisão, arte e cultura brasileiras mostrarão seu engajamento e irão à televisão, em um filme de 30 segundos, para pedir a todos que se mobilizem pela Hora do Planeta. “Vamos unir forças para que a mobilização de todos coloque o País em lugar de destaque na luta contra o aquecimento global”, afirma Sérgio Valente, presidente da DM9DDB.

A Hora do Planeta

A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental. Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Hoje, além do Rio de Janeiro foi anunciada a participação de outras grandes cidades mundiais, como Atenas, Buenos Aires, Edimburgo e Nova Iorque. Até o momento, mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.

Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália.  Já em 2008 o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Prefeitura apaga as luzes de ícones cariocas.

Para marcar a adesão do Rio de Janeiro à Hora do Planeta, em 28 de março, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, anunciou hoje que desligará as luzes de monumentos cariocas como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana, que terá a segurança reforçada pelas autoridades competentes. O Jockey Club também confirmou sua participação.

O WWF-Brasil espera contar com a adesão de empresas, entidades, ONGs, associações de bairro e demais movimentos da sociedade civil. Os cidadãos serão convidados a se cadastrar no site www.horadoplaneta.org.br. 

“A Hora do Planeta não é um ato de economia de energia, mas um gesto de engajamento social, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela união, pela solução, pela conservação do planeta, e principalmente, pelo futuro e pela vida”, afirma Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil.

Cenário Ambiental

O ano de 2009 é crucial para o futuro do planeta, pois os países precisam assinar um acordo internacional com medidas para que se mantenha o aquecimento global abaixo dos 2º C. Será um ano de mobilização para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, na Dinamarca, um acordo  para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa

No Brasil, o desmatamento das nossas florestas – principalmente Amazônia e Cerrado –, é responsável por 75% das emissões de CO2, o principal causador do aquecimento global. No entanto, as emissões de outras fontes, como agricultura, energia elétrica, entre outras, não devem ser menosprezadas dentro de um caminho de desenvolvimento limpo.

Share.

About Author

Comments are closed.