DO SITE WWW.PLURALE.COM.BR
Rio – Há 100 anos nascia Carmen Miranda, cantora que encantou a todos com sua voz vibrante e seu gingado brasileiro (apesar de ter nascido em Portugal). No entanto, não foi apenas a música que ganhou com a passagem da “Pequena Notável”, a moda também foi agraciada com muito estilo e tendências que fazem sucesso até hoje.
Com um figurino irreverente e único, Carmen Miranda levava um pouco da tropicalidade do Brasil para o resto do mundo. Nos looks não faltavam plumas, brilho, muitos balangandãs e a altíssima sandália plataforma, criada por ela para disfarçar seus 1,52 m.
Fonte de inspiração
Em janeiro, a São Paulo fashion Week, semana de moda paulista, elevou a artista à musa inspiradora da edição outono/ inverno do evento. Com o tema “Brasileiríssimos”, os organizadores da SPFW consideraram Carmen um dos primeiros ícones internacionais do brasileirismo.
A estilista Jacqueline De Biase, da marca Salinas, buscou inspiração na cantora para montar sua coleção para o verão 05/ 06. “Carmem costurava, ela própria, suas roupas de praia. Me inspirei em peças como bustiês xadrezinhos, maiôs e preparei uma linha chique e brasileira, como ela”, conta a diretora de estilo, que ainda fez uma combinação com pinturas de flores, frutas, muitas listras e imagens antigas de cartões postais do Rio.
Nem mesmo Madonna resistiu aos encantos de Carmen. A diva do pop declarou em entrevista que suas roupas exóticas foram inspiradas no guarda-roupa da “Brazilian Bombshell” (A explosão brasileira – termo criado pelos americanos para caracterizar Carmen).
Carmen Miranda não pode ser mais atual. É só andarmos pelas ruas para encontramos mulheres se equilibrando em sandálias paltaformas, deixando a barriga à mostra em tops, abusando dos babados e compondo looks com pulseiras mega-coloridas.
A consultora de moda Claudia Castellan alerta que é preciso cuidado para não ficar caricata, já que o figurino da cantora era feito para ser usado no palco. Para quem quer adotar um visual inspirado na “pequena notável”, a consultora dá algumas dicas. “Escolha uma saia colorida com uma regatinha branca ou lisa numa das cores da estampa para quebrar, um brinco maior, uma argola colorida, e uma sandália que pode ser anabela de uma cor.
A trajetória da “Pequena Notável”
Carmen Miranda foi o pseudônimo de Maria do Carmo Miranda da Cunha, que nasceu em Marco de Canaveses, Portugal, em 9 de fevereiro de 1909, e morreu em Beverly Hills, nos Estados Unidos da América, em 5 de agosto de 1955.
Carmen foi cantora e atriz, e sua carreira artística transcorreu no Brasil e nos Estados Unidos entre as décadas de 1930 a 1950. Ela trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. E chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.