A ANIB – Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos, em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, está levando várias empresas exportadoras do segmento de biscoitos para participar de feiras internacionais, objetivando abrir novos mercados. A primeira foi a ISM, na Alemanha, em janeiro. Agora, a entidade está presente no evento Flavours from Brasil, em Dubai, que ocorre nesses dias 21 e 22 de fevereiro.
A Presença Propaganda criou todo o material promocional para esses projetos da ANIB, incluindo um caderno que traz o perfil das empresas que participam dos eventos, como Itamaraty, Marilan, Mabel e Pastifício Selmi, entre outras. O grande diferencial das peças são as imagens que retratam os produtos fabricados pelo setor integrados aos principais cartões-postais do Brasil. Como exemplo, no edifício do Congresso Nacional, em Brasília, as torres centrais foram substituídas por waffles; e na paisagem do Pantanal do Mato Grosso, o sol foi representado por um apetitoso biscoito doce. Por quê?
Segundo o diretor de criação da Presença, Fernando Brengel, essa alegoria presta-se a ilustrar o tema da campanha, Uma viagem mágica pelos sabores brasileiros, colocando os biscoitos absolutamente integrados às paisagens do Brasil mais conhecidas lá fora. O caderno tem ainda, em sua parte interna, as mesmas paisagens da capa reproduzidas em cartões-postais destacáveis para que os visitantes possam enviá-los. No evento em Dubai, são esperados no stand da ANIB compradores de países como Líbia, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Líbano, Jordânia, Marrocos, Catar, Egito, Argélia entre outros países do Oriente Médio.
As ações internacionais da ANIB se estenderão por todo o ano de 2009. Para tanto, a Presença já está preparando um site e um filme institucional para apoiar as ações de comunicação da associação.