A Salem acaba de ganhar ouro no John Caples com o case Grito para o Comunique-se. A peça foi criada por Marcio Salem, presidente e diretor geral de criação da Salem e pelos diretores de arte Flavio Takahashi e Felipe Pavani. O John Caples é uma premiação que sempre destaca a criatividade da agência no ano passado, a Salem ganhou oito prêmios.
Sobre o case:
Briefing – O Comunique-se é um portal brasileiro voltado para jornalistas. Além do site, o Comunique-se tem hoje o prêmio mais importante do jornalismo no país. Uma vez por ano reúne os jornalistas que se destacaram para que 42 sejam premiados. O objetivo da campanha era assegurar a presença dos finalistas na cerimônia de premiação.
Estratégia – A voz para um jornalista é um forte instrumento de trabalho. Daí, então, surgiu a idéia da campanha. Apesar de ser um profissional sério, este era um momento único, em que ele poderia dar um grande e descontraído grito de alegria, porque foi escolhido como finalista do Prêmio Comunique-se. Para dar essa notícia a ele, mandávamos uma caixa com um gravador dentro. Ao apertar o play, ouvia-se a voz de Cid Moreira passando para ele a notícia de que milhares de jornalistas e profissionais de comunicação votaram espontaneamente e o apontaram como uma das maiores expressões do jornalismo brasileiro. Tudo o que ele tinha a fazer era dar o seu grito e enviar para o Comunique-se colocar no site. E, é claro, comparecer à festa de premiação, da qual poderia sair vitorioso. O gravador era um presente para ser utilizado no seu trabalho.
Resultado – 20% dos jornalistas enviaram o seu grito. A expectativa do Comunique- se era de 5% de retorno. O dado mais importante é que 98% dos convidados compareceram ao evento de premiação.