O Brasil foi apontando como o grande exemplo de capacidade de mobilização no Congresso Global de Empreendedorismo, que acaba de acontecer em Kansas City, nos Estados Unidos. Em votação pelos representantes dos 90 países que agora participam do Movimento Semana Global do Empreendedorismo, a campanha de mobilização brasileira em prol do empreendedorismo foi considerada a mais eficaz no ano passado, entre as ações desenvolvidas por 78 países.
Em parceria com o Grupo ABC, através de sua agências de publicidade Africa, a Endeavor lançou a campanha Bota pra Fazer, cujos filmes trazem depoimento de empreendedores como Michael Dell (Dell Computers) e Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza). Antes mesmo de receber o prêmio, a campanha já vinha sendo solicitada para exibição em diversos países, como Rússia, Malásia, Singapura e Polônia. Segundo o vice-presidente executivo da Africa, Márcio Santoro, foi um orgulho para a agência poder participar de um trabalho tão grandioso. Nosso objetivo era conscientizar as pessoas sobre a importância das atitudes empreendedoras. Saber que essa campanha teve sucesso dentro e fora do Brasil só nos motiva a trabalhar ainda mais pelas causas sociais, disse Santoro.
– Em um ano de tantas incertezas, é ainda mais importante o apoio a ações que promovam o empreendedorismo como instrumento fundamental para o desenvolvimento social e econômico sustentável ao longo dos anos. Este movimento provoca o surgimento de novos negócios e empregos. Temos grande orgulho em ser parceiros do Instituto Endeavor acrescentou Luis Roberto Pires Ferreira, vice-presidente de Responsabilidade Social do Grupo ABC.
A Semana de Empreendedorismo surgiu por iniciativa do então Ministro da Fazenda britânico Gordon Brown, atual Primeiro Ministro, em 2004. Em seguida, passou a acontecer também nos Estados Unidos. O movimento em prol do empreendedorismo passou a ser global: o Instituto Endeavor foi o primeiro a aderir à idéia e não apenas encabeçou a iniciativa no Brasil, como também expandiu os objetivos da Semana, realizada em novembro, para uma agenda permanente e anual de ações visando o fomentar o empreendedorismo.
– A realização da Semana Global do Empreendedorismo e o lançamento da campanha Bota pra Fazer foram essenciais para despertar nos jovens a atitude empreendedora: pensar fora da caixa, sonhar grande e botar pra fazer! A continuidade do movimento será ainda mais importante neste ano de crise econômica, em que a criação de novos negócios será altamente valorizada – concluiu Rodrigo Teles, diretor-geral do Endeavor.
Além de Africa/Grupo ABC, também foram premiadas as Organizações Globo, por conta do trabalho jornalístico sobre o tema empreendedorismo.