A agência de propaganda Centoeseis inova e estréia para a Levis® em 2009 uma estratégia de comunicação 90% baseada em internet. A nova plataforma para web engloba o lançamento das coleções, projetos especiais e ações de brand content.
A Levis lança mão da nova estratégia como forma de direcionar os investimentos, já que assim poderá estar em contato prioritariamente com o público jovem, que é o foco da marca no país. A internet é o canal com maior alcance e afinidade entre os jovens de 18 a 24 anos, que representam mais de 50% dos usuários de internet no país. Não podemos ignorar esse dado, explica Andrea Brazil, diretora on-line da Centoeseis.
Tetê Pacheco, diretora de criação da Centoeseis, explica que a intenção era criar maior oportunidade para o público de interagir com a marca. As pessoas querem poder interferir na realidade das marcas, não querem mais ser passivas diante delas, afirma Tetê.
Isso porque a comunicação será realizada de forma mais personalizada e dirigida, permitindo trabalhar conteúdos que antes não tinham espaço para serem explorados devidamente, como as inspirações das novas coleções, as estampas e os produtos. Hoje, as campanhas de Levis® de mídia impressa e eletrônica veiculadas no Brasil são produzidas no exterior e adaptadas no país e divulgam a marca apenas de forma institucional (com exceção do projeto Levis® Music, que chegará ao seu segundo ano, entre outros projetos especiais também desenvolvidos em parceria com a Centoeseis).
O trabalho digital tem início com a viralização de um divertido vídeo feito nas ruas de São Paulo com pessoas tentando explicar o significado da palavra Unbuttoned do conceito Live Unbuttoned, adotado internacionalmente pela marca.
Em outro conteúdo, estilistas da Levis®, contam sobre os temas que serviram de inspiração para suas criações, como é o caso da nova coleção, que traz elementos dos destinos Cuba e Marrakesh. Eles contam sobre a viagem que fizeram, curiosidades sobre arquitetura, culinária, música e vida noturna desses lugares, ao lado de profissionais de outras áreas que tiveram experiências similares, como a chef Carla Pernambuco e o turista-profissional Ricardo Freire.
A divulgação de todos os materiais produzidos especialmente para web será realizada em redes sociais, paralelamente a uma ação agressiva junto a links patrocinados no Google, que levam ao site institucional e aos hotsites da marca no Brasil. Essas páginas também vão conter informações, posts e imagens sobre a produção das coleções e peças Levis.
A Centoeseis criou também formas diferenciadas de disseminação dos vídeos produzidos. Bibliotecas das faculdades de moda, videolocadoras e as próprias lojas têm um papel disseminador fundamental na viralização do conteúdo. Estamos vivendo uma era privilegiada para a comunicação: tudo é mídia, até o próprio consumidor. Podemos criar de uma forma muito mais irrestrita, instigante e integradora. Ótimo a Levis ter apostado nisso, diz Tetê Pacheco.
Foram criados ainda banners em diferentes formatos, cuja mensagem convida os internautas a conhecerem a nova coleção Outono-Inverno da Levis, unindo os principais ícones de Cuba e Marrakesh de forma inusitada, como um camelo que bebe mojito e um Che Guevara enrolado num turbante.
Ficha Técnica:
Título: Who do you want to unbutton?
Agência: Centoeseis
Anunciante: Levis
Produto: Institucional
Diretores de Criação: Sergio Magalhães e Tetê Pacheco
Diretor online: Andrea Brazil
Diretor de Arte: Leandro Duarte, Peter Ratclife
Redatores: Tetê Pacheco, Marcel Ares, Kiko Borger e Luciana Elaiuy
Produção dos vídeo: Vava Lerro e Bruno Tatsumi
Art-buyer e RTV: Ale Sarilho
Produtora vídeo: Colméia
Diretor de Atendimento: Roque Mendes
Atendimento: Carô Machado e Juliana Nori
Mídia: Anelize Lara e Andre Sobral
Aprovação cliente: Mauricio Busin e Fabiana Santana