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O CORAÇÃO MANDA

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Há exato um ano, a Alpargatas iniciou o projeto de reformulação da marca Topper, em parceria com a Talent e a Ana Couto Branding Design. O trabalho foi iniciado com o mapeamento da imagem e a percepção da Topper nos países em que ela está presente, ou seja, Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Japão. O objetivo era detectar traços comuns e relevantes que pudessem servir de base para o trabalho de posicionamento que, pela primeira vez na história da marca, englobaria sua operação em diferentes mercados.

Dentre as inúmeras informações obtidas, observou-se que a marca carrega implicitamente o seu diferencial: a herança de garra e irreverência em como nós praticamos e torcemos nos diversos esportes. A partir daí definiu-se o conceito que norteará a linha de comunicação nacional e internacional: “Coração Manda”, no Brasil, e “El Corazón Manda” nos demais países latinos.

“A garra e a irreverência fazem parte do DNA da Topper. Por isso essas duas características latinas serão a base da nossa plataforma de comunicação multinacional”, destaca Fernando Beer, Diretor de Artigos Esportivos da Alpargatas.

João Livi, Diretor de Criação da Talent, complementa: “Não é só uma campanha, é colocar uma bandeira em um território que só Topper pode almejar: o da Latinidade”.

A campanha seguirá um tom emocional e mostrará a intensidade dos sentimentos de diferentes tipos de atletas. Ela será composta por um filme de 60 segundos, intitulado “Manifesto”, que apresentará o Manifesto da Topper; duas versões reduzidas de 30 segundos – uma que reforçará o aspecto da criatividade/irreverência da marca e a outra, da garra – um filme voltado para o futebol, chamado “Xerifão”; mídia impressa com um anúncio com o manifesto da marca; e material de ponto de venda.

O filme “Manifesto” foi criado pela compilação de cenas de atletas, amadores e profissionais, de diversas modalidades que, ambientados no cenário em que praticam seus esportes ou enquanto os praticam, recitando o manifesto da marca para a câmera. O Manifesto fala sobre as emoções de ganhar e perder, o esforço de chegar em uma bola “inchegável” ou fazer um ponto “infazível”, a alegria com que os atletas jogam. Fala ainda sobre as peculiaridades de cada um, mas também sobre a herança em comum que carregam. A assinatura do filme encerra: “Coração sua, catimba, corre, acelera, grita, vibra. Coração Manda”.

O anúncio trará a foto de uma corredora se exercitando na praia e o título “Fico exausta quando não corro 10 km por dia”.

Para a adaptação da comunicação na Argentina, a Talent e a Topper contam com a parceria da agência Kepel y Mata, que produziu quatro filmes. No Chile, a agência parceira é a 180 Grados.


Ficha Técnica


Agência: Talent Propaganda
Cliente: São Paulo Alpargatas
Produto: Topper
Direção de Criação: João Livi
Criação: João Livi / Fábio Astolpho /  Philippe Degen /  Luciane Vieira / Viton Araujo
Produtor de RTVC: Maria Herminia Weinstock / Tato Freire
Atendimento: Camilla Massari  / Rogério Dezembro / Camila Mancebo
Planejamento: Mariana Cogswell / Rafael Jardim
Mídia: Paulo Stephan / Iurie Onuma
Produção Gráfica: Ingo Santos/ Diogo Piccinino
Art Buyer: Mário Coelho
Revisor: Emílio Gonzalez
Produtora de imagem: Prodigo Films
Direção: Sylvia Sendacz
Direção de fotografia: Ralph Strelow
Direção de Arte: Joy Passarelli
Finalizador: Prodigo Films
Produtora de finalização: Prodigo Films
Produtora de Som: A Voz do Brasil
Aprovação do cliente: Rui Porto / Fernando Beer / Emilia Velloso /  Caio Peduti / Gabriel Faria

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