Os caminhos para o estabelecimento da animação brasileira no mercado nacional e internacional foram discutidos no Programa Internacional de Capacitação (PIC) em Animação, workshop realizado pelo Brazilian TV Producers-BTVP em São Paulo, de 4 a 8 de maio.
Produtores brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pará; especialistas em animação da França, do Canadá e dos Estados Unidos; canais de televisão brasileiros e internacionais participaram do encontro com o objetivo de aprimorar a produção audiovisual brasileira. A programação incluiu palestras, oficinas, pitching e consultoria individual.
Os temas discutidos foram: Panorama da Animação e Novas Tendências; Financiamento de Projetos: Co-Produção, Venda e Pré-Venda Internacional; Distribuição de Séries de Animação para TV em Diferentes Plataformas/Mídias e Regiões; Licenciamento de Produtos: Modelos de Negócio; Formatação de Projetos (bíblia, pitching) e Apresentação de Casos de Sucesso no Mundo e no Brasil.
O BTVP é o programa de exportação de conteúdo audiovisual realizado pela ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão) em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Silvio Da-Rin, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Bruno Amado, Gestor do Brazilian TV Producers na Apex-Brasil, Fernando Dias, presidente da ABPI-TV, e Eliana Russi, Gerente Executiva do BTVP, respondem pelo programa.
Selecionados para o pitching do Fórum Brasil
Os cinco melhores projetos no PIC foram escolhidos para participar de pitching com canais de televisão públicos e privados durante o Fórum Brasil, em junho, em São Paulo:
1. Captain Constantine and the Salty Pudding Island produtora 44Toons
2. Qui Qui Biscuit produtora Cadux
3. Hackerteen produtora DayDreamLab
4. Magnitka produtora TV PinGuim
5. Moby Dick produtora Lightstar Studios
Estas animações terão a oportunidade de fazer uma apresentação para os executivos dos canais Cartoon Network, Discovery Kids, MTV Brasil, Nick e TV Rá Tim Bum.
Consultores internacionais
O BTVP tem como seu Consultor Estratégico Internacional Sênior Jacques Bensimon (ex-Presidente do National Film Board of Canadá) e, para o PIC, reuniu os principais especialistas do setor de animação para TV no mundo.
Veja as considerações deles sobre o evento:
Para Jacques Bensimon (ex-Presidente do National Film Board of Canadá), os produtores brasileiros devem se unir e compartilhar informações, como aconteceu no PIC: Juntos vocês serão mais fortes do que separados.
Josh Selig (Fundador e Presidente do Little Airplane Productions) elogiou a abertura dos produtores brasileiros para ouvirem as colocações dos consultores internacionais:Os assuntos criativos foram discutidos de maneira aberta com os produtores ouvindo nossas informações de forma honesta.
Cathy Chilco (Produtora responsável pela difusão internacional e realização do programa Vila Sésamo) destacou a troca de experiências e a importância de usar eventos como o PIC para perguntar aos especialistas e pedir mais informações.
Para Tanya Kelen (Especialista em distribuição da Breakthrough Films Canadá), o encontro ganhou conteúdo ao reunir produtores com diferentes níveis de experiência. Ela destacou que os produtores canadenses deveriam passar por um workshop semelhante porque só compartilhando informação terão mais projetos viáveis.
Madeleine Levesque (Presidente da Productions 49e Avenue. Durante 10 anos esteve à frente da TV Teletoon, canal especializado em animação) afirmou que, durante o encontro, percebeu a evolução dos projetos, um processo que deve continuar.
Emmanuelle Petry (Especialista em mercado internacional responsável por co-produções na Millimages), afirmou:
A oportunidade de conversarmos, um a um, foi muito criativa para os produtores e consultores. Alguns estavam inseguros, mas se fizerem entender quando explicaram seus projetos. Foi incrível ver o quanto eles acreditam em seu trabalho.
Heather Kenyon (ex-Diretora de Programação da Cartoon Networks) defendeu que os pitchings deveriam ser realizados depois que os produtores conhecessem quem os está avaliando. Deu como exemplo o exercício de pitching realizado no PIC: Se nos encontrássemos antes de vocês apresentarem seus projetos, vocês não ficariam assustados.
Apresentação dos canais de TV
Sexta, 8 de maio, o PIC recebeu representantes de importantes canais de TV abertos e pagos. Seguindo o modelo de pitching, eles apresentaram a linha editorial de cada canal ao grupo de produtores treinados no workshop:
Paulo Rufino, Diretor da TV Brasil, falou sobre o modelo de televisão que está sendo criado com a TV Brasil uma televisão pública- federal e seu compromisso com a diversidade cultural do país. Para a programação, procuramos séries porque elas fidelizam mais do que programas isolados, explicou.
Mauro Garcia, TV Cultura/Rá Tim Bum (Diretor Canal Rá Tim Bum), contou que, por causa da tradição de programas infantis da TV Cultura, não recebia propostas brasileiras de séries infantis no começo do canal pago TV Rá Tim Bum. Por meio de iniciativas, como Funcine e Anima TV, seu objetivo é firmar a TV Rá Tim Bum como um canal de animação brasileira: Buscamos animações inspiradas na cultura brasileira e com valores humanistas positivos.
Segundo Jimmy Leroy, do canal NICK (VP of content Nickelodeon/Vh1 Brazil), Esperamos que qualquer produção funcione internacionalmente. A característica do Nick é ser um canal seguro para as crianças e a família, com programação saudável e de qualidade, sem violência e incentivando o conhecimento, explicou.
Cacá Marcondes, Responsável pelo Núcleo de Animação da MTV Brasil, lembrou que, desde seu início, a MTV se colocou como um espaço para a animação adulta: A MTV Brasil não tem um lugar da animação. Ela é tratada como um programa porque procuramos fazer uma grade com um pouco de tudo. Esperamos que as animações sejam inovadoras, transgressoras e chamem a atenção, completou.
Daniela Vieira, do Cartoon Networks (Programming Manager Cartoon Network, Boomerang & Tooncast Latin América) explicou que o modelo de negócios adotado pelo Cartoon Network é bem aberto, mudando segundo os projetos. Sobre novas mídias, reforçou que quanto mais abrangência em outras plataformas o projeto tiver, melhor para o canal. Daniela também anunciou as inscrições abertas para o pitching que o Cartoon estará realizando este ano. Carlos Tureta, Diretor de Produção dos canais Cartoon e Boomerang também participou da conversa.
Brazilian TV Producers
Desde 2004, o BTVP promove a produção audiovisual independente no exterior, viabilizando parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras, através de co-produções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias.
Graças à sua atuação, o Brasil hoje é considerado um importante mercado e integra o plano de negócios de inúmeras TVs, distribuidoras e produtoras internacionais. Mais de 40 países exibem séries de animação brasileiras. Realizadas em co-produção internacional, estão em exibição em emissoras como TVO Kids, Discovery Kids, Discovery Latin America, CBC-Radio Canada, Tree House, TPS Jeunesse, Kika Kinder Kanal, RAI, Al Jazeera, entre outras. No mesmo modelo do PIC Animação, o BTVP realizará um PIC para Documentários no segundo semestre do ano. A abertura das inscrições está prevista para o dia 4 de agosto.
Conheça as 25 produtoras que participaram do workshop
4.2 Produtora -Santos -SP
44 Toons-São Paulo-SP
Academia de Filmes -São Paulo-SP
AGente QUE FEZ produções-Belo Horizonte-MG
Animassauro -Belo Horizonte-MG
BAT Produções -São Paulo-SP
Cacomotion -Salvador -BA
Cadux -São Paulo-SP
Cartunaria Desenhos -Porto Alegre -RS
Central de Produção -Belém-PA
Cinema Animadores -São Paulo-SP
Copa Studio -Rio de Janeiro-RJ
DayDreamLab -São Paulo-SP
Destiny International-São Paulo-SP
Editora Faglianostra-Rio de Janeiro-RJ
Jah Comunicação-São Paulo-SP
Labo Cine Digital-Rio de Janeiro-RJ
Lightstar Studios-Santos -SP
Maria Bonita Filmes-São Paulo-SP
Mirabolica-Vitória-ES
Glaz-São Paulo-SP
Nset Produções-São Paulo-SP
Rocambole Produções-São Carlos-SP
Sumatra VFX-São Paulo-SP
TV PinGuim-São Paulo-SP
Mais informações no site do evento:
http://www.braziliantvproducers.com/Capacitacao/index.html