Em tempos de crise, enquanto uma parte do mercado retrai seus investimentos, outra acredita na oportunidade de avançar e conquistar novos espaços. Dessa maneira, a Spicy, marca de utensílios para cozinha, mesa e bar, lança uma ampla ação integrada de marketing, assinada pela agência Babel. O objetivo, segundo o diretor geral da Spicy, André Cutait, é fortalecer a marca, ampliar o número de lojas e conquistar novos mercados. Acreditamos que a ferramenta de marketing é fundamental para essa estratégia, diz Cutait, completando que a expectativa é de 15% de crescimento para as vendas nas lojas este ano, a partir da aposta em um bom mix de produtos, marketing, serviços e pessoas.
Como plano de comunicação, a Babel agência de Julio Anguita, Ricardo Chester e Reginaldo Ferrante, desenvolveu uma campanha integrada que contempla ações para todos os públicos da marca, seja interno ou externo. A agência também criou o novo conceito Importe-se que, a partir de agora, estará presente em todas as peças de mídia, pdv, entre outras. Lembrando as pessoas a se importarem com a saúde, com a família, os amigos, com o meio-ambiente e a casa, a mensagem não é apenas visual, ela passa um conceito importante e evidencia o cliente Spicy, não só com relação a produtos e serviços, mas também com relação à sustentabilidade e à cidadania, destaca Jean Paul Rebetez, diretor de operações da marca. “A Spicy sempre foi a loja das pessoas que veem a vida com um pouco mais de atenção. Nossa intenção é apenas relembrar isso a cada peça de comunicação. O insight veio de quem criou e de quem compra na Spicy. Nós apenas colocamos tudo isso para fora, em todas as manifestações da marca”, revela Ricardo Chester, sócio e diretor de criação da Babel.
Segundo Rebetez, a escolha da Babel para esse trabalho foi motivada pela ampla proposta de comunicação oferecida e pela sua qualidade criativa. A estratégia desenvolvida pela agência vai de encontro aos nossos anseios, pois possibilita comunicar que não comercializamos commodities e sim produtos que fazem diferença para clientes que se importam em ter o melhor em produtos e em serviços, completa.
Para os anúncios de mídia impressa, a agência fez o manifesto Importe-se. No texto da peça, frases como Importe-se com sua saúde. Com a qualidade daquilo que te alimenta…Enfim, importe-se. Faça tudo isto por você!. Também foram desenvolvidos materiais de endomarketing como vídeo institucional e e-mail marketing, muito bem recebidos pelos colaboradores que se identificaram, de imediato, com a proposta.
Além disso, a comunicação das lojas – atualmente 23 no Brasil -, passou por uma reformulação. Desde o figurino dos vendedores até displays, cartazes, folhetos e sacolas. Outro destaque da nova comunicação Spicy foi a criação da publicação Importe-se. Além das ofertas e produtos, a publicação trará matérias sobre gastronomia e comportamento. “A Spicy vende para um consumidor diferenciado, que leva seu dia a dia de uma maneira não muito comum. Um simples catálogo de produtos não combina com esse público. Da mesma forma que ele não combina com um produto commodittie. Por isso, apostamos na Importe-se como uma das peças mais importantes para a concretização do conceito que a Spicy lança agora”, afirma Ricardo Chester.
A Spicy espera que, com esse trabalho, a marca se fortaleça no mind share de seus clientes. Isso garante uma relação de confiança e respeito por dividirmos alguns valores e, em segundo lugar, fortalecerá a nossa diferenciação com relação ao mercado, finaliza André Cutait.