As marcas Henkel e Swift são as primeiras patrocinadoras do mais novo projeto publicitário da Editora Abril, a HQ Super Estrikas. A revista já tem data de publicação: em 21 de agosto, será distribuída gratuitamente como um suplemento da edição de setembro da PLACAR, que tem tiragem de 83,7 mil exemplares mensais e mais de 1 milhão de leitores.
Ao redor do globo, a Super Estrikas já recebeu patrocínio de grandes marcas como Coca-Cola, Nike, Visa, Texaco, Puma, Kelloggs, Telefonica, entre muitos outros. No Brasil, para a publicação das primeiras seis edições, a Henkel é a detentora da cota master e, a Swift, da primeira cota de apoio.
A Super Estrikas é a HQ mensal de maior circulação no mundo, presente em 17 países, traduzida para quatro línguas e lida por mais de 10 milhões de pessoas. Para atrair tantos fãs, o assunto da revista não poderia ser outro senão o esporte mais famoso do planeta: o futebol. O título conta a história do time mais talentoso de todos os tempos e as suas aventuras no campeonato Super Liga.
Aproveitando a paixão que o Brasil tem pelo esporte e o fato de 2010 ser o ano da Copa do Mundo, essa é uma excelente oportunidade para as empresas divulgarem as suas marcas neste título de sucesso internacional.
A interação que os leitores terão com os anunciantes acontece durante as histórias contadas nas HQs, com altos níveis de repetição. As marcas estarão presentes nas camisas, calções, meias e chuteiras dos personagens, atuando assim como as verdadeiras patrocinadoras do time. Além disso, as placas nos estádios, ônibus e aeroportos retratados nos quadrinhos são espaços em que empresas também poderão inserir suas logomarcas.
É muito interessante ver um produto com linguagem de histórias em quadrinhos ser destinado ao público adulto. Além disso, é uma grande novidade para o mercado brasileiro a utilização do merchandising de uma maneira tão ousada, analisa Marcos Gomez, diretor de publicidade da Editora Abril.
PATROCÍNIOS
Restam ainda seis cotas de co-patrocínio, que estão sendo negociadas por R$18.900,00 mensais já com desconto comercial de 30%. Os detentores da cota master e de apoio terão o direito a exclusividade no segmento e poderão utilizar os personagens e a marca Super Estrikas em ações de marketing e promoções. Anúncios customizados com os personagens principais em 2ª capa, rodapés de página, totens em supermercados e outras ações diferenciadas também são possíveis. As cotas restantes dão direito ainda a uma promoção na revista ao longo das 6 edições.
A Henkel sempre está em busca de formas inusitadas de publicidade para as suas marcas. Este projeto publicitário nos oferece todo o fascínio de ter uma de nossas marcas como parte integrante de uma da estória em quadrinhos, neste caso, o Super Estrikas. Nosso produto, o time Super Bonder, será uma das estrelas da revista. Isso é propaganda sem, no entanto, parecer que estamos fazendo propaganda, diz Joel Amorim, diretor de marketing da Henkel.
Campanha de divulgação
A campanha de divulgação atuará em duas frentes, on-line e impressa. Na Internet, haverá anúncios nos sites das revistas SUPERINTERESSANTE, MUNDO ESTRANHO, PLACAR, QUATRO RODAS e VIP. Já na mídia impressa, as peças estarão presentes na SUPERINTERESSANTE, MUNDO ESTRANHO, PLACAR, JORNAL PLACAR, QUATRO RODAS, VIP E PLAYBOY. Todos os anúncios impressos trarão o logo do patrocinador.
O Super Estrikas terá ainda um hotsite com vídeos de animações da série, fichas dos personagens, tabelas de jogos, classificações do campeonato, jogos on-line, conteúdo para download (wallpapers, screensavers etc), espaço dos patrocinadores e ainda disponibilizará o download das HQs.