Depois de quase dois anos da chegada de Pedro Cruz à Africa, a área de planejamento da agência anuncia ótimos resultados em seu processo de reestruturação. Como vice-presidente, trabalhando ao lado dos sócios e do presidente da agência, Nizan Guanaes, Pedro reinventou o grupo conceitualmente e estruturalmente. A equipe hoje conta com 23 profissionais. Além disso, o planejamento da Africa sofreu alterações na forma de atuar métodos de trabalho, funções da equipe , o que deixou a área muito mais próxima do cliente e da criação.
O planejamento da Africa segue hoje um modelo não somente estratégico, mas também mais eficiente que permeia o dia a dia da agência e de todos os clientes da Africa. Recentemente, um grande desafio foi apresentado ao grupo: a participação ativa no fortalecimento da área de branding da Africa. O planejamento tem papel especial neste projeto pela proximidade conceitual, pelos interesses comuns, pela enorme possibilidade de aprendizado e evolução, diz Pedro Cruz, referindo-se à recém-criada vice-presidência de branding, que está sob o comando de Rômulo Pinheiro.
Segundo Pedro, o novo planejamento da Africa conseguiu encontrar um ponto de equilíbrio entre a forte vocação analítica/estratégica a uma abordagem criativa e estimulante para a criação. A própria forma como a equipe de planejamento foi estruturada influenciou nos bons resultados que a Africa vem obtendo. Antes definida por uma relação vertical entre diretores e assistentes, a equipe conta hoje com diretores, supervisores (alguns futuros gerentes), assistentes e trainees o que permite a mobilidade da equipe, a possibilidade de crescer. É uma visão de longo prazo também para a carreira dos profissionais de planejamento, explica.
Podemos dizer que o planejamento invadiu a agência e está mais presente em todas as áreas. E não é só isso: a atuação da área cresceu também junto a nossos clientes, que cada vez mais querem o trabalho de planejamento sério e abrangente em suas campanhas, afirma o sócio e vice-presidente executivo da Africa, Márcio Santoro.
Sobre a parceria com a área de branding, Pedro ressalta que a chegada de Rômulo é um grande diferencial. Rômulo chegou agregando muito não só à equipe de planejamento, mas a toda a agência, afirma. Pedro destaca que todos os funcionários da Africa estão passando por um treinamento para aperfeiçoar os aprendizados sobre branding. A África está fortalecendo sua visão sobre a disciplina, que tem múltiplas correntes / interpretações hoje no mercado. O treinamento conceitual conduzido por Rômulo Pinheiro é o primeiro de uma série de passos que daremos ainda este ano. O melhor de tudo: já estamos conseguindo trabalhar de forma efetiva para alguns clientes.
NOVOS AFRICANOS Nos últimos dias, a equipe de planejamento recebeu o reforço de seis novos profissionais. Daniel Feitoza (ex- DIM Propaganda) chega para trabalhar com as contas de Wal-Mart e Redecard, dirigidas por Kátia Fontana. Luciana Ralston, que passou pela empresa de marketing cenográfico Criacittá, auxilia Márcia Neri em Brahma, Mitsubishi e Folha de S.Paulo, enquanto Gabriel Valle Fernandes, que veio da Project 2050 Inc., de Nova York, é assistente de planejamento das contas de Mitsubishi e Folha de S.Paulo. Luiza Madeira, ex-Age, foi contratada para trabalhar com os clientes Vale e Itaú, no grupo dirigido por Carol Mello. Outra contratação é a de Rodolfo Carvalho, que veio da JWT para a Africa para auxiliar Joana Cortez com o planejamento dos clientes Vivo, Philips e Suzuki. Anita Giansante, ex-Tema North, assistente, também já faz parte da equipe de Pedro Cruz.