Uma nova série irá contar aos consumidores um pouco mais sobre o mistério da fórmula secreta do Guaraná Antarctica. Depois de acompanharem a nova campanha publicitária da marca, que explora o segredo do refrigerante, mantido por dois Guardiões, o público vai se divertir e interagir com uma história fictícia que envolve muito mistério e ação.
Todas as segundas-feiras, a partir hoje (27), os internautas que navegarem pelo Youtube, TV Terra, Home do Guaraná Antarctica e Site Especial da série, terão a chance de acompanhar um novo episódio. Já a partir do dia 02 de agosto, o mesmo conteúdo será exibido durante o Pânico na TV, na RedeTV.
Intitulada “Os Guardiões – A Série”, o projeto idealizado e produzido pelas agências TV1.Com e TV1 Vídeo (ambas do Grupo TV1), contará em 10 episódios a jornada de Gabriel, e sua amiga Ana, em torno do mistério da fórmula do Guaraná Antarctica. “Levamos o mistério da fórmula para o universo virtual com uma linguagem jovem e interativa. Toda a série foi planejada, criada e produzida para a internet e TV, principais meios, que fazem parte do universo do consumidor.”, afirma Bruno Cosentino, gerente de marketing de Não Alcoólicos da AmBev.
O enredo
Tudo começa quando o personagem encontra no sótão da casa do seu bisavô elementos que relatam uma intrigante viagem e descobertas realizadas no ano de 1921. Seu bisavô foi um dos funcionários da Antarctica envolvido na criação da fórmula da bebida, guardada a sete chaves há quase 100 anos. Ao lado de Ana, Gabriel se envolve cada vez mais neste mistério e somente no decorrer da história é que dá conta do sentido real de tudo aquilo que está acontecendo.
De um lado, os Guardiões da fórmula, que iniciam seus esforços – sempre anônimos – para ajudar Gabriel a completar uma missão: ir até Maués e depositar o fruto essencial na árvore fundamental de guaraná, para completar o ciclo da reenergização dessa poderosa bebida. Do outro lado, um grupo denominado “Cavaleiros de Cinza”, contrário a todas as características que formam o Guaraná Antarctica e sua brasilidade, partem numa caçada aos protagonistas. Aventureiro e de bem com a vida, Gabriel tem 19 anos, gosta de skate e bicicleta, não dispensa a internet e seu celular.
“A série foi uma solução para oferecer aos consumidores entretenimento relacionado à nova comunicação do Guaraná Antarctica e, principalmente, para envolvê-los, porque esse público já não quer ser apenas passivo diante do que dizem ou fazem as marcas. O consumidor, principalmente brasileiro, quer ter a oportunidade de participar, de opinar e de ajudar a construir”, comenta Patricia Andrade, diretora executiva da TV1.Com. Já para Leo Strauss, diretor da TV1 Vídeo, “O formato de série na web permite que a narrativa contemple o olhar do internauta e que a historia ganhe novas impressões a partir da interação com o público. Com o monitoramento das redes sociais e os comentários no próprio site da campanha, tudo isso é possível”.
O formato
Cada episódio da série terá aproximadamente dois minutos de duração e levará aos internautas e telespectadores novas descobertas e mais mistério, à medida que outros personagens surgirão na trama, levantando perspectivas ainda inexploradas. Com um novo episódio por semana, a série será veiculada em uma área especial do site de Guaraná Antarctica, na home do Youtube, no brand channel, e também na home do Terra, no TV Terra . Uma campanha on-line e ações no programa Pânico na TV, da Rede TV!, também fazem parte da estratégia de divulgação da série.
O próprio personagem Gabriel também postará na web seus vídeos feitos durante a aventura. E assim como ele, outros personagens surgirão em redes sociais, como Tumblr, Orkut, MSN, Facebook, MySpace e Twitter. Aliás, a ativação nessas redes será fundamental para a divulgação da série, pois esses personagens e seus perfis irão incrementar a trama, interagindo on line com os espectadores, comentando os vídeos, dando dicas sobre o desenrolar da história e lembrando fatos importantes.
As redes sociais não somente ajudarão os internautas no entendimento do enredo, como também disponibilizarão conteúdo extra, gerando ainda mais suspense. “Quem acompanhar a série entenderá tudo e conhecerá o final da história, mas aqueles que se envolverem com a trama por meio das redes sociais terão acesso a um universo paralelo e que não estará evidente nos episódios”, explica Patricia.
Ao todo, participaram do projeto 10 atores, em oito dias de filmagem. Andrea Simão assina o roteiro e Vitor Freire e Marcos Frutig a direção da série. As cenas estão sendo gravadas em locações na cidade de São Paulo, com algumas captações em Itu, no interior do estado, e em Maués, no Amazonas.
No site do Guaraná Antarctica, após uma fase teaser que convidava os internautas a assistirem o filme “Segredo”, criado pela DM9DDB, torna-se agora uma plataforma completa que reúne informações e curiosidades sobre a fórmula do refrigerante, como a linha do tempo de sua criação, lendas e mitos em torno do mistério, os episódios da serie, links para os personagens nas redes sociais e, ainda, um game que possibilitará aos ganhadores o acesso exclusivo a um conteúdo especial. Ao interagir com a série e o game, os consumidores perceberão que o filme “Segredo” contém códigos secretos que fazem parte de todas as ações da campanha.
“Cofre Digital”
O advergame “Cofre Digital” promete agitar ainda mais a internet, ao propor diversos desafios sobre o mistério em torno da fórmula secreta do Guaraná Antarctica. Estruturado em sete fases, o game é baseado em interações (simples e complexas), desafios estratégicos e de raciocínio para o jogador resolver utilizando as plataformas que a internet lhe fornece.
Quando concluída, cada uma das etapas desbloqueará um código que, juntos, formarão a senha que dará acesso ao conteúdo do cofre. Todos os internautas que concluírem a fase final serão listados em um ranking, de acordo com a data e o horário em que terminaram o jogo. O game foi idealizado pela TV1.Com e pela DM9DDB e produzido pela equipe TV1.Com.
Ficha Técnica TV1.Com:
Diretor de Planejamento e Criação – Mauricio Moreira
Planejamento – Mario Reys / Frederico Filippi / Adriano Brandão / Claudio Harger
Gerente de Contas (AmBev) – Stefano Pieroni
Gerente de Criação (Redes Sociais) – Adriano Brandão
Gerente Geral de Operações – Homero Monaco
Gerente de Projeto – Regina Lara
Animação – Cibele Pafetti / Marcos Vinícius Dinnanni / Jesse da Cunha Silva
Arquitetura de Informação – Juliana Burger
Arte – Mario Kodato / Daniel Belmont
Conteúdo – Ricardo Amorim / Vitor Bara / Tereza Barbosa
Tecnologia – Beto Yunes / Rodrigo Garcia / Felipe Jacobucci
Interface – Fabio Alfieri / Victor Brosso
Propaganda On-line – Grazielle Granzoto Lodo / Camila Diniz / Victor Yared / Maria Ligia Monteiro / Celso Yokota / Bárbara Gondar / Juliana Martins
Gerente de Projetos de Mídia – Jose Flávio Topolski
Mídia – Renan Alves / Eduardo Sani / Carlos Eduardo Miyahara
Aprovação cliente – Bruno Cosentino e Sergio Esteves
Ficha Técnica TV1 Vídeo:
Direção de planejamento: Leo Strauss
Diretora de Negócios: Kate Souza
Direção de criação: Giba Colzani
Planejamento e criação vídeoweb: Vitor Freire
Gestão de cliente: Marília Genari
Direção: Vitor Freire e Marcos Frutig
Direção de fotografia: José Bueno
Roteiro: Andrea Simão