A agência de comunicação digital Enken é a responsável pela nova campanha da Citizen, fabricante japonesa de relógios. A agência, liderada por David Reck, recebeu a missão de levar a tecnologia Eco-Drive e todo o posicionamento sustentável da Citizen em relação à preservação do meio ambiente aos potenciais clientes da marca homens das classes A e B com idade a partir de 25 anos. O objetivo é fazer com que as pessoas se conscientizem para a questão em todos os momentos do dia, conta Reck. A campanha começa agora e se estende até o final do mês de outubro.
O planejamento da campanha contou com ações online e offline de forma integrada, incluindo anúncios em revistas, banners, e-mail marketing e uma landing page. Uma forma de trabalhar que propicia melhor mensuração de resultados e alcance da campanha. É válido ressaltar que essa foi uma ação concebida para ambiente online, que se estendeu também para offline, quando normalmente o fluxo é inverso. Acreditamos que seja um sinal interessante de mudança de comportamento do mercado, avalia Reck.
Todas as peças foram desenvolvidas com o objetivo de incentivar os potenciais clientes a deixarem de usar relógios que funcionam à bateria para adotar o Eco-Drive, tecnologia desenvolvida pela Citizen que aproveita qualquer tipo de luz como fonte de energia. São corretos do ponto de vista ambiental, pois dispensam o uso de materiais químicos, como cádmio, mercúrio, óxido de prata e outros, explica Alessandra Ungaro, coordenadora de marketing da Citizen.
As peças destacam a postura sustentável da Citizen e a importância da escolha de um produto com tecnologia Eco-Drive para a preservação do meio ambiente. Um relógio simboliza o vaso de uma planta com a assinatura Escolha preservar. Os banners da campanha para divulgação em sites de revistas voltadas para o público-alvo, seguem a mesma linha dos anúncios impressos, mas ganharam um toque de interatividade, com a participação do usuário por meio do mouse.
Além de banners, a divulgação no meio digital também inclui com um hot site próprio (www.citizen.com.br/escolhaecodrive), além de divulgações no próprio site da Citizen. Já nos pontos de venda, a divulgação focou a campanha de incentivo criada para as lojas revendedoras: descontos na compra de relógios Eco-Drive. Os valores serão de R$30 para relógios de até R$ 990,00 e R$50 para relógios com preços acima de R$900. A coleção Eco-Drive está disponível nas melhores relojoarias do País, nas linhas Esportiva, Casual e Clássica.
Ficha técnica
Título: Citizen Eco Drive
Anunciante: Citizen
Agência: Enken Comunicação Digital
Direção de criação/arte: João Ferraz
Assistência de arte: Leandro Moraes e Raphael Ferrari
Programadores: Marina Takahasi e Vinícius Figueiroa
Redação: Josie Moraes
Mídia e planejamento: Vivian Pecino e Rafael Iapequino
Atendimento: David Reck
Aprovação/Cliente: Takashi Tsukamoto