A Zeppelin Filmes anuncia ao mercado a abertura de uma nova operação na Argentina. O objetivo é proporcionar um número maior de facilidades e de opções às produções que sejam compatíveis aos prazos, elenco e locação argentinas e, com isso, maximizar a participação no mercado internacional. De acordo com Ricardo Baptista da Silva, sócio e diretor executivo o foco é suprir o aumento da demanda de realizações em língua hispânica e agregar mais valor aos filmes. Nosso casting de diretores tem sido procurado por agências da Europa e Estados Unidos, com maior volume de solicitações ao Manguinha e ao Pesavento, afirma Ricardo. Queremos consolidar cada vez mais facilidades de produção e opções de locações às agências e clientes brasileiros e da América Latina. Até o final de 2010, a previsão é crescer 50% mais do resultado a ser obtido em 2009.
Buenos Aires foi escolhida para ser a sede das operações por ser uma cidade que tem o maior parque técnico de equipamentos de cinema da América do Sul. A Argentina proporciona uma diversidade de locações naturais, além de uma arquitetura cosmopolita e elencos interessantes que podem trazer um bom diferencial aos filmes. Por isso, queremos que a nossa empresa na Argentina seja uma forte plataforma de produção também para outros países e para projetos brasileiros específicos, avalia o sócio e diretor de atendimento Breno Castro. O primeiro trabalho foi para a Dentsu, filme de Toyota/ Hilux, com direção de Rodrigo Pesavento. O segundo, teve direção de Carlos Manga Jr e foi entregue para a agência Mccann Erickson- cliente GM/ Ágile. Foram experiências que consolidaram nossa decisão. A operação contará com o diretor executivo associado Raúl Outeda. Para os sócios, o Raúl trará um diferencial técnico e alta qualidade aos trabalhos produzidos no exterior. Com talento reconhecido pelo mercado, o Raúl deverá proporcionar um ganho criativo significativo na produção dos filmes e contribuirá ainda, direto da Argentina, com direção de arte e de fotografia. Queremos aliar tudo isso para agregar mais valor a nossa produção em geral, aposta Breno.
O plano de internacionalização da Zeppelin foi anunciado em 2008 e prevê acordos comerciais em diversos países. Hoje, a produtora mantém relações no Uruguai, EUA, Portugal, Alemanha e China para co-produções. Mantemos também parceria com produtoras russas e italianas nas quais oferecemos além dos nossos diretores, serviços de produção. Estes acordos podem ser estendidos na medida da necessidade de produção, enumera Ricardo. O foco da Zeppelin Argentina é atender a América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania.
Localizada na Rua Aráoz,1051, no bairro de Palermo Soho, a Zeppelin Buenos Aires terá como diretor responsável o executivo de produção argentino Raul Outeda, que já trabalhou co grandes nomes da propaganda e do cinema mundial (mais informações em anexo). As operações na unidade argentina começam oficialmente em novembro deste ano.