FOTO DE ENY MIRANDA
Nem é preciso ser um viajante para ver como o Brasil está se transformando a partir de belos exemplos de programas socioambientais. Sempre em rede, com a participação de governos, o setor privado, ONGs e pessoas comuns. Por todos os lugares, esta nova realidade pode ser visitada.
É sobre este cenário que Plurale em revista – editada pelos jornalistas Sônia Araripe e Carlos Franco – se debruçou no aniversário de dois anos.
Para marcar a data, está sendo realizado um debate com o mesmo tema. Brasil em transformação como é possível mudar realidades através de programas socioambientais, em rede irá reunir, na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, especialistas em sustentabilidade, na sede da ESPM-Rio.
Participarão do debate: Ana Beatriz Patrício, diretora da Fundação Itaú Social; Aspásia Camargo, vereadora pelo Partido Verde e ex-secretária de Meio Ambiente do Governo Federal; Claudia Jeunon, chefe da Assessoria de Responsabilidade Social do Sistema Firjan; Patrícia Almeida Ashley, professora adjunta da Universidade Federal Fluminense e autora de vários livros sobre Responsabilidade Social; Rodrigo Baggio, fundador do CDI (Comitê pela Democratização da Informática) e Saturnino Braga, escritor, ex-senador e presidente da ONG Instituto Solidariedade Brasil.
A diretora de Plurale em revista, Sônia Araripe será a moderadora. O endereço da ESPM-Rio é Rua do Rosário, 90, Centro. Das 9h30 às 12h30.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas através de Plurale em site, pelo link:
www.plurale.com.br/eventos-inscricao.php?cod_evento=26
No evento será lançada a nova edição especial de Plurale em revista também sobre o mesmo tema. É uma edição que fala destas transformações. Seja contada pelas belas fotos de Eny Miranda em comunidades da Amazônia entusiasmadas pela chegada de livros; pelos causos de diferentes pontos do país, como a incrível história de um suíço que preserva o meio ambiente em Aracaju, como nos conta Paulo Lima. Ou na mudança provocada em pleno sertão baiano, relatada por Tom Correia.
Do Xingu, terra de água boa e limpa, Elizabeth Oliveira descortina a coragem e determinação de gente que deseja preservar a natureza. Isabel Capaverde encontrou heróis nas praias cariocas e Nícia Ribas mostra a força da juventude em diferentes projetos. Edmilson Oliveira traçou o perfil de um dos pais desta transformação, o sociólogo Betinho e Sônia Araripe relata o incrível encontro do artista plástico premiado Vik Muniz e os catadores de lixo do Jardim Gramacho (Baixa Fluminense). São histórias boas de serem contadas, boas de serem lidas.
Colunistas de Plurale que tanta diferença têm feito ao projeto, trazendo opinião, conteúdo e proposições mostram o que falta ainda para a rede ser realmente completa. Para que as transformações se transformem em um mar de boas notícias. E o Ministro das Cidades, Marcio Fortes, deu entrevista exclusiva para Plurale falando do que está sendo feito para avançar nestas transformações.
O conteúdo desta nova edição de Plurale em revista estará disponível também em breve no portal.