Para a época do Natal, o Grupo Santander Brasil lança campanha criada pela Talent para mobilizar as pessoas, reforçar suas crenças e atitudes, falar sobre as ações que está desenvolvendo de forma sustentável para o Natal de São Paulo e contar sobre o presente que, juntos, podemos dar ao mundo.
A campanha é composta por filme, anúncios, spot e internet. O filme foi construído em cima da ilustração de um Papai Noel inicialmente dirigindo um carro, mas que vai tendo suas ações alteradas por mãos de diversas pessoas que desenham novos cenários para ele. Enquanto vemos essas alterações, vozes de diferentes clientes Santander narram as inúmeras possibilidades de iniciativas como apoio à cultura, ações sociais e sustentabilidade que, juntos, podemos ter para mudar o mundo. Ao final, exemplos dessas ações que o Banco adota e as pessoas podem adotar são escritas e preenchem o saco de presentes do Papai Noel. Cheio de ótimos presentes para o mundo, ele segue, agora, de bicicleta. A assinatura finaliza: Juntos por uma vida melhor.
Para mídia impressa, foram desenvolvidas peças em diferentes formatos. O anúncio institucional de página dupla traz a ilustração do Papai Noel andando de bicicleta e carregando o saco cheio de frases de iniciativas sustentáveis. O texto explica que presente que o mundo ganha, todo mundo ganha e convida a todos a juntarem-se ao Banco. Outro anúncio traz novamente o Papai Noel andando de bicicleta mas, dessa vez, no saco de presentes há um mapa com todos os pontos da cidade de São Paulo em que existe uma ação desenvolvida pelo Santander para o Natal de São Paulo.
Ainda para mídia impressa, um encarte do tamanho de 4 páginas de jornal traz na frente outro mapa com mais ações do Banco em São Paulo e, no verso, uma estampa de papel de presente. O texto recomenda Depois de conhecer tudo que pensamos para o Natal de São Paulo, reaproveite o verso desse encarte. Já é um presente que você dá para o mundo. Por fim, foram criados mini cards com o mesmo tema que serão distribuídos em diversos locais da cidade.
Já a internet está sendo utilizada como ferramenta estratégica para concentrar todas essas ações e informações. A Talent criou o site www.juntosporumavidamelhor.com.br, que traz, entre outras inúmeras coisas, uma blogueira cobrindo e publicando na seção Repórter por uma vida melhor, todos os eventos de Natal, os bastidores da montagem da árvore do Ibirapuera, jogos, e cartões personalizados. Esse projeto foi desenvolvido em cima de quatro premissas: cobrir os eventos, prestar serviços, oferecer interatividade e ter conteúdo dinâmico.
Todas as peças de comunicação desenvolvidas para o Natal do Grupo Santander Brasil fazem parte das entregas do Banco para o projeto Juntos Por uma Vida Melhor.
Abaixo uma descrição de cada área do site:
Pontos Iluminados mapa com todos os pontos decorados pelo Natal Juntos por uma Vida Melhor. Fotos da decoração para dividir com os interessados que não residem em São Paulo;
Curiosidades informações sobre o Natal do Grupo Santander Brasil que não serão contadas em nenhuma outra área do site;
Programação espaço com toda a agenda de eventos do Natal, tanto de São Paulo, quanto das demais capitais brasileiras envolvidas no projeto;
Repórter por uma Vida Melhor espaço dinâmico do site, sob responsabilidade da jornalista e blogueira Liliane Ferrari, destinado à cobertura do Natal Juntos por uma Vida Melhor. Conteúdo em fotos, vídeos e mini-concursos culturais acontecerão nesse espaço até janeiro/2010;
Mensagens por uma Vida Melhor um espaço com funcionalidade semelhante ao Twitter, em 120 caracteres os usuários poderão enviar mensagens por uma vida melhor, a fim de compartilharem desejos e grandes ideais;
Papais Noel por uma Vida Melhor área institucional do site para contextualização dos personagens do Natal do Banco. Espaço para apresentação de todos os 32 papais Noel desenvolvidos para o projeto.
Cartões de Natal cartões de Natal do Grupo Santander Brasil para os usuários enviarem para a família e amigos;
Jogos espaço em que alguns jogos do Brincando na Rede serão embedados no site de Natal.
Ficha técnica Campanha:
Agência: Talent Propaganda S/A
Cliente: Banco Santander Brasil S/A
Direção de Criação: João Livi / Leo Macias / Philippe Degen
Criação: Alexandre Catarino / Felipe Lemes
Atendimento: Camilla Massari / Erick Machado / Denise Nogueira / Débora Ueki
Planejamento: Mariana Cogswell / Rafael Jardim / Marianne Graber
Mídia: Paulo Stephan / Rafael Amorim/ Teca Costa
Produtor de RTVC: Maria Herminia Weinstock / Tato Freire
Produção Gráfica: Ingo Santos/ Diogo Picinnino
Diretora de Interatividade: Karina Frabetti
Atendimento online: Lúcio Novaes/Pedro Laguárdia
Gerente de Projetos online: Edgard Medeiros
Diretor de Arte online: Daniel Motta
Redator online: Edoardo Vilhena
Mídia online: Guilherme Loureiro e Maitê Reche
Responsável blog: Liliane Ferrari
Produtora de imagem: AD Studio
Direção: Jarbas Agnelli
Diretor Arte: Jarbas Agnelli
Produção Executiva: Aguinaldo Rocca
Montador: Equipe AD Studio
Finalizador: Equipe AD Studio
Produtora de finalização: AD Studio
Animador: Jarbas Agnelli, Luciano Lagares e Rafael Terpins
Produtora de Som: Tentáculo
Produtor: Equipe Tentáculo
Aprovação do cliente: Fernando Martins/ Sandra Martinelli/ Gabriele Canettieri / Carina Felletti/ Daniel Barbuglio