CARLOS FRANCO
O Natal passou, o reveillon entra em contagem regressiva e a capital baiana já entrou em ritmo de carnaval. O prefeito João Henrique anunciou que Banco Itaú, Nova Schin e Petrobras são as primeiras empresas a adquirirem as cotas sêniors de patrocínio do Carnaval de Salvador 2010. Vão investir, cada uma, R$ 3,1 milhões. Com isso, o consórcio OCP Mago, que comanda os recursos privados investidos na folia pública, conseguiu superar a arrecadação nos últimos dois anos – em 2009, cada cota foi de R$ 1,840 milhão (41% inferior a 2010) e, em 2008, o valor ficou entre R$ 1,6 e R$ 2 milhões.
O Banco Itaú já está presente no Carnaval de Salvador há dois anos consecutivos e renovou contrato por mais dois anos.
Patrocinadora oficial do Carnaval de Salvador desde 2000, a cerveja Nova Schin consolida seu décimo ano consecutivo em 2010 e assina a exclusividade por mais dois anos. Além da cota sênior de patrocínio oficial, a marca investe em blocos e camarotes, tanto do circuito oficial quanto do alternativo.
Já a Petrobras aproveita o evento para falar de sustentabilidade: os trios elétricos serão movidos a Biodiesel B-20 (mistura de 20% de biodiesel ao diesel comum), o que deve reduzir significativamente a emissão de C02 durante os dias de folia. O uso do B-20 vai reduzir a emissão de C02 em mais de 10 toneladas”, diz Darcles Andrade, gerente regional de Comunicação Institucional da Petrobras no Nordeste.
A proposta comercial do Carnaval de Salvador é ousada: contempla um total de 24 cotas, cujos preços variam entre R$ 80 mil e R$ 3.1 mi. “Segmentamos o projeto para atender diferentes perfis, ampliando-o estrategicamente para proporcionar mais oportunidades de negócios dentro do Carnaval, diz Antônio Barreto Júnior, da OCP. Buscamos com esse modelo que empresas regionais ou com interesses mais específicos também possam contribuir com a realização do carnaval e tê-lo como espaço de relacionamento com seus clientes, completa Alexandre Sangalo, da Mago/Caco de Telha, de Ivete Sangalo.
O tema da folia em 2010 não poderia ser mais apropriado, os 60 anos do trio-elétrico, que na verdade começou como “fobica”, as quais os foliões têm saudade e onde estreou Moraes Moreira que volta a Salvador depois de 10 anos. A família de Armadinho, Dodô e Osmar também vai atrás do trio-elétrico, da “fobica”, que se agigantou e virou marca da folia baiana, que tem calendário maior que o das outras capitais: de 11 a 16 de fevereiro.