Como resultado de uma aliança estratégica estabelecida há dois anos para incentivar o empreendedorismo no Brasil, o Grupo ABC de Comunicação e o Instituto Endeavor colocam no ar a campanha que divulga o movimento Bota pra Fazer e apóia o lançamento da Semana Global de Empreendedorismo. A iniciativa tem como objetivo de longo prazo incentivar a cultura empreendedora no país.
São quatro filmes, quatro anúncios de mídia impressa e quatro spots de rádio criados pelo segundo ano pela agência Africa. As peças, com exceção das de rádio, trazem empresários famosos e anônimos com trajetórias que servem de inspiração para que as pessoas tirem as ideias do papel e criem seu próprio negócio.
Segundo Beto Pires Ferreira, vice-presidente de responsabilidade social do ABC, apoiar no Brasil um movimento mundial que incentiva o empreendedorismo tem tudo a ver com a própria história da Africa e do ABC um grupo brasileiro que já é o 20º maior grupo de comunicação do mundo (fonte: Advertising Age). Nesse ano, queremos mostrar a todos que é possível empreender em qualquer condição sócio-econômica. Por isso, colocamos empresários famosos ao lado de pessoas anônimas. O que elas têm em comum: botaram para fazer e conseguiram transformar a realidade em que vivem, comenta Pires Ferreira.
Para a diretora de cultura empreendedora da Endeavor, Karen Kanaan, a ideia é incentivar o espírito empreendedor, fazendo com que as pessoas coloquem pra fora o talento existente dentro delas e, independente do ambiente, sejam protagonistas naquilo que se propõem a fazer.
Os filmes mostram que é possível transformar dificuldades em oportunidades. Um deles, por exemplo, traz Luiz Seabra, fundador da Natura, ao lado da professora Elizabete Silva, que montou uma sala de aula na sua casa para alfabetizar senhoras com mais de 60 anos. José Júnior, do Grupo Cultural Afro Reggae, por sua vez, faz dupla com Cirlene Rocha, que ao assumir uma penitenciária masculina no Nordeste, ensinou aos detentos, por meio de atividades esportivas e educativas, a respeitar e a serem respeitados.
Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, endossa o sucesso de Beto Tamm, um empresário que foi em frente num ramo pouco explorado à época em que começou, o de software para empresas de contabilidade. Michel Dell, fundador da empresa de computadores Dell, que também participou da campanha no ano passado, mais uma vez dá seu apoio ao empreendedorismo no filme aparece com dois empresários que tiveram sucesso com uma rede de comida italiana.
Toda a campanha é resultado de um trabalho voluntário, não apenas da Africa, mas da produtora Cine, da produtora de áudio Panela e dos veículos de comunicação que fazem as inserções de forma gratuita. É um orgulho fazer parte desse projeto, do qual participam alguns dos maiores exemplos de empreendedorismo do Brasil, pessoas famosas e anônimas. No entanto, mais do que isso, trabalhar pela causa nos inspira a colocar o movimento Bota pra Fazer em prática. No nosso dia a dia, em tudo o que fazemos, diz o vice-presidente executivo da Africa, Márcio Santoro.
SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO
Entre os dias 16 e 22 de novembro, o Brasil vai celebrar o empreendedorismo. De Norte a Sul, empresas, organizações e governos irão promover atividades dentro da Semana Global do Empreendedorismo, movimento mundial que acontece anualmente em 90 países durante sete dias. A programação completa está disponível no site www.semanaglobal.org.br.
FICHA TÉCNICA FILME
Titulo: BOTA PRA FAZER (Luiza e Beto / Jr e Cirlene / Dell e Mauro-Eduardo / Luiz Seabra e Elizabete)
Duração: 4×30
Anunciante: Instituto Endeavor
Produto: BOTA PRA FAZER
Agência: Africa
Criação: Felipe Branquinho/Fernando Brandt
Diretor de Criação: Nizan Guanaes/ Sergio Gordilho/Cassio Zanatta
Produção/agência: Daniela Andrade/ Marcel Yin Weckx
Atendimento: Marcio Santoro / Paulo Celso Freitas
Mídia: Rodolfo Aguiar / Gabriela Amato
Produtora/filme: Cine
Direção/filme: Felipe Figueiredo
Direção/fotografia: Cláudio Leone
Produção/filme: Equipe Cine
Produção executiva: Raul Doria
Diretor de atendimento produtora: Waldemar Tamagno
Atendimento produtora: Ana Chrysostomo
Montagem / Edição: Pablo Santos/ Rami Dáguiar
Finalização/ Pós Produção: Digital 21
Produtora/som: Panela Produtora
Produção/som: Panela Produtora
Locução: Daniel Galli
Aprovação/cliente: Rodrigo Teles / Karen Kanaan / Ludmila Figueiredo
FICHA TÉCNICA MÍDIA IMPRESSA
Agência: Africa
Anunciante: Endeavor
Produto: Institucional
Criação: Felipe Branquinho/Fernando Brandt
Diretor de Criação: Nizan Guanaes/ Sergio Gordilho/Cassio Zanatta
Atendimento: Marcio Santoro/Paulo Celso Freitas/Bruna Lynch
Mídia: Fábio Freitas / Rodolfo Sampaio / Gabriela Amato
Art Buyer: Andrea Mancini
Fotógrafo: Raul Raichtaler
Produção: Ednalva Faria
Produção gráfica: Marcelo Duprat/Patricia Silva
Aprovação/cliente: Rodrigo Telles / Karen Kannan / Ludmila Figueiredo