A produtora brasileira Grifa Mixer, associada ao Projeto Setorial de Exportação Integrado, Brazilian TV Producers, concorreu com mais de cem produtores de diversos países
O documentário “A Batalha da Amazônia”, da Grifa Mixer, venceu o pitching do programa Ignite, na tarde do dia 23 de janeiro, no Realscreen, evento dedicado a compra e venda de segmento audiovisual de caráter não-ficcional, que reúne profissionais de diversos países em Washington, EUA. O evento ocorreu entre os dias 22 e 24 de janeiro. O prêmio é de US$ 30 mil, além de um acordo de distribuição internacional. O fundo canadense Ignite, financiador do projeto, foi criado pela produtora Partners in Motion e pela distribuidora Breakthrough, ambas canadenses, para desenvolvimento de filmes documentários.
Apresentado por Tulio Schargel, integrante da comitiva composta pela ABPITV, o documentário da Mixer foi o primeiro contemplado. Os demais finalistas eram uma co-produção do Canadá com Singapura e um reality show australiano. “Batalha da Amazônia” será um documentário investigativo que aprofundará as ações que podem destruir ou salvar a Amazônia, e conseqüentemente, afetar todos nós. O documentário terá transições em computação gráfica que possibilitará mostrar os desastres naturais. As filmagens começam no segundo semestre deste ano e a exibição está prevista para o segundo semestre de 2009. E será exibido no Canadá, Brasil e em outros países que firmarem acordo com a distribuidora do Ignite.
Projeto Setorial de Exportação Integrado
A participação de produtores brasileiros no evento ocorre por meio do Projeto Setorial de Exportação Integrado, Brazilian TV Producers, desenvolvido em parceria entre ABPITV, Apex-Brasil, MinC e Sebrae. “Essa é a terceira edição que ABPITV participa. E a cada ano fortalecemos a imagem da produção independente do Brasil demonstrando que produzimos conteúdo de qualidade, diz Eliana Russi gerente do Projeto Setorial de Exportação, Brazilian TV Producers, da ABPITV.
O Projeto busca desenvolver novas oportunidades de negócios no mercado internacional audiovisual para a produção independente brasileira, incluindo novas mídias, por exemplo, web e celular. As metas em distribuição de produtos prontos e banco de imagens incluem a distribuição online. O estímulo a novas parcerias e co-produções visa oferecer produtos finais com inserção no mercado global e baixas taxas de risco. Os mercados alvo são: EUA, Canadá, Inglaterra, Espanha, América Latina, mercado Asiático.
Ano após ano, o Projeto tem alcançado resultados positivos em todos os seus aspectos: volume total de negócios, número de empresas exportadoras e empresas beneficiadas pelo projeto, mercados conquistados, profissionalização das empresas associadas, percepção pelo mercado internacional, qualidade e profissionalismo da indústria audiovisual brasileira. Fatores que vem destacando o Brasil como importante player no mercado audiovisual mundial.
O esforço de exportação da ABPITV entre 2004 e 2007 alavancou, conforme declarações das empresas associadas, o montante superior a U$ 34 milhões em negócios realizados até junho de 2007.