Elaborada artisticamente pela engenharia da Yamaha, a YZF-R1 na versão 2007 tem espírito dinâmico, requerido pelos pilotos de uma superesportiva.
Desde quando iniciou a sua geração em 1998, a Yamaha YZF-R1 superou as expectativas dos pilotos e apaixonados por motocicletas superesportivas de todo o mundo. A YZF-R1 nasceu de um conceito que mistura arte e engenharia devido as suas características de motor e comportamento.
A Yamaha sempre colocou em primeiro plano o princípio da relação homem-máquina, algo inovador que sempre a diferenciou das outras marcas de motocicleta. Com a quinta geração da YZF-R1, a história se mantém, tanto que a nova “R1” apresenta uma gama de avançadas tecnologias.
A idéia de desenvolver tecnologias que transformem a motocicleta como uma extensão do corpo humano permitiu a Yamaha criar modelos mais inovadores, emocionantes e notáveis. Com esse espírito a Yamaha criou o exclusivo conceito G.E.N.I.C.H, (Gênesis Eletronic engeneering aimed at New Innovative Control technology based on Human sensibilities), uma série de novas tecnologias que agregam o conceito.
O avançado conceito G.E.N.I.C.H, reúne a tendência das aplicações da Yamaha e segue o preceito da integração homem-máquina, ou seja, criar um conceito em que a tecnologia eletrônica de última geração aumente o rendimento e melhorar a experiência da pilotagem.
A Yamaha sempre vanguardista no desenvolvimento de novas tecnologias, desenvolveu os sistemas YCC-I e G.E.N.I.C.H sendo o primeiro e único a entrar no segmento das motos esportivas de série.