Tem épocas que ele comanda o guarda-roupa. Em outras, ele ressurge como um mito: apenas pode ser usado como item para a noite. Sinônimo de vivacidade, luz e glamour, o brilho ressurge na moda praia do verão 07/08 com todas essas características, e principalmente, dando versatilidade ao look. Do passeio à beira mar ao bar com os amigos.
É o que diz Paola Robba, estilista da grife Poko Pano. Para ela, a moda praia está cada vez mais livre para transitar em diferentes cenários e ambientes. E o brilho contribui para isso. Ele é sinônimo de sofisticação, diz.
Para Benny Rosset, da marca Cia Marítima, a volta do brilho não veio repentinamente. Desde o final de 2005, essa tendência vem surgindo gradativamente, quebrando a opacidade das peças. A mulher está recebendo os tons brilhantes muito bem. É um resgate de um tecido que estava esquecido e que vem ao encontro com o que a moda está pedindo, destaca Benny.
Da mesma idéia compartilha Jacqueline De Biase, estilista da Salinas. Nos últimos dois anos, o biquíni entrou numa tendência de ser mais chique, com mais cara de roupa. O tecido brilhante com fio LYCRA® é mais um recurso para diferenciar dos biquínis comuns, comenta ela.
Nos aviamentos, no acabamento, na pedraria. A moda praia trará o brilho em todas as etapas para a composição da peça segundo Renato Thomaz, diretor de marketing da grife Água de Coco.
Já no tecido, essa característica chega com ajuda da tecnologia. A tecnologia têxtil permite diferentes criações de tecido, como é o caso do brilho. Para obter esse efeito, usa-se a combinação dos fios brilhantes de poliamida associados ao fio LYCRA®, para dar melhor caimento e retenção da forma, comenta Andréa Cintra, gerente de moda praia da marca LYCRA®.
Para David Azulay, o brilho também pode ser chamado de metal ou alumínio. Segundo ele, a consumidora poderá conferí-lo no tecido, por meio da combinação do fio LYCRA® com o fio metalizado, ou ainda, no acabamento, por meio de fivelas, correntes e outros acessórios. O brilho é uma evolução do cinza, defende Azulay.
As cores e tons que vão liderar são as mais diversas, desde que brilhantes. A grife Água de Coco traz em sua coleção muito dourado, champagne, rose e esmeralda. A Salinas aposta no prata, verde limão e preto. A Cia Marítima destaca o cinza, o dourado e o marrom. A Poko Pano destaca o uva, o branco e o pink.
O brilho é tudo. É a palavra de ordem da próxima estação, garante Paola Robba.