Tempo é dinheiro. Partindo dessa premissa, a Ação, empresa especializada em serviços de manipulação de imagens, pré-impressão e logística digital, investiu em tecnologia de ponta para agilizar os processos de finalização das peças gráficas e gerenciamento do banco de imagens. O Portal Ação (www.portalacao.com) disponibiliza ferramentas que possibilitam total interação entre criativos, atendimento, mídia, produtores gráficos e clientes, em todas as fases do processo de produção e aprovação dos materiais.
A Ação propõe uma mudança no formato de trabalho, substituindo o papel pela tela do computador. Com isso, todas as transferências de arquivos e dados entre as empresas, agências e veículos serão realizadas online. De acordo com Kátia Jordão, diretora geral da empresa, o desenvolvimento do Portal demandou uma série de pesquisas e um alto investimento em tecnologia. Todas as ferramentas foram desenvolvidas para atender às demandas do mercado publicitário brasileiro, que está cada vez mais globalizado. Os serviços têm ainda recurso para o inglês e espanhol e permitem operações com agências de fora do Brasil.
O Portal Ação conta com sistemas exclusivos para facilitar os trâmites de alteração, aprovação e conclusão das peças gráficas e digitais. Além disso, poderão ser realizadas customizações para empresas que possuem diversas agências, distribuidores, cooperados, e precisam assim disponibilizar seu acervo de imagens para veiculações regionais. Com fácil navegação e usabilidade, os usuários poderão acessar o Portal de qualquer PC ou MAC com acesso à internet, completou Kátia.
Segundo a diretora geral da empresa, até o final do ano, o Portal passará a contar com mais uma ferramenta exclusiva: a Ação Vídeo, cuja função será armazenar e acessar o acervo de vídeos, comerciais e spots produzidos pelas agências. Além de permitir o acesso ao conteúdo da peça, via web, essa ferramenta possibilitará também o envio digital para as emissoras de TV e rádio.
Ferramentas online
Ação Talk – permite que os usuários online, em computadores diferentes, possam efetuar alterações, correções e sugestões no arquivo que está sendo trabalhado. Com isso a refação de trabalhos terá uma redução drástica e o tempo para aprovação das peças será otimizado explica Kátia Jordão.
Ação Net com esta ferramenta, as peças gráficas são disponibilizadas na tela (overlay virtual), substituindo as provas em papel, sendo possíveis alterações como retoque, provas digitais, analógicas, softproof (ou prova virtual). As aprovações podem ser efetuadas de qualquer computador pela web.
Ação Search sistema de busca avançado, os clientes e agências podem acessar seus materiais produzidos, inclusive por palavras-chave, números de job, data de veiculação, veículo, etc. Disponibiliza o histórico da peça, com todas as informações que envolvem sua produção.
Ação Template – pode ser completamente customizado para atender parceiros regionais, cooperados e distribuidores. Nele, a identidade visual da marca e a campanha determinada pelo cliente são mantidas. Os parceiros contam com recursos adequados apenas para modificar informações, imagens, produtos e cores de acordo com a campanha regional. Depois de pronto o anúncio, pode ser enviado aos veículos e fornecedores pelo processo totalmente automatizado de outra ferramenta do Portal, o Ação Delivery.
Ação Delivery – os anúncios são processados automaticamente para adequação à mídia a ser impressa e é possível enviá-los diretamente da agência aos veículos. Toda a comprovação de envio e recebimento também é automatizada e as áreas da agência envolvidas no processo são informadas de que o anúncio foi entregue. Tudo isso com controles auditados passo-a-passo.
Ação DAM (Digital Asset Management) – responsável pelo gerenciamento e armazenagem de dados, acervos de imagens, com o benefício de ser integrado às outras ferramentas do Portal.