Adobe acaba de lançar uma ferramenta,o Adobe Marketing Cloud, que promete monitorar e controlar, com métricas, todo o processo de investimento em publicidade digital. E o faz com campanha assinada pela agência Goodby, Silvestein & Partners mostrando que uma missão espacial mais ampla não pode ficar refém de mudanças de opinião por falta de dados o tempo todo. E brinca com as empresas que são seu alvo perguntando: “Você sabe o que o seu marketing está fazendo?” e convidando-os a ajudá-los, claro que com o seu novo software. A partir daí, as situações são hilárias. Com tudo pronto para o foguete seguir sua missão para Marte, o patrocinador liga e pede que o logo seja maior. A equipe faz a mudança. Minutos depois, o marketing solicita uma hashtag para que o lançamento possa ser acompanhado em todo o mundo por redes sociais. Tudo pronto? Não. A indecisa equipe de marketing vai acabar concluindo que Marte já não está mais na moda e é melhor mudar a rota para Plutão. Resultado: investimento perdido e necessidade de novos recursos com a missão adiada para outro trimestre.
A situação que tem causado frustração em várias agências é absolutamente real. Adobe Marketing Cloud garante, no entanto, que pode ser evitada com o uso de ferramentas adequadas e oferece a sua como resposta. Adobe Marketing Cloud além de agregar dados de público, prepara as planilhas e especifica resultados e investimentos, facilitando a tomada de decisão. O foguete da campanha é claro, ficou empacado, mas poderia ter chegado a Marte, onde a Nasa diz que tem água, uma possibilidade de vida para a humanidade em outro planeta. E se entre Marte e Plutão o departamento de marketing ficar indeciso, a pergunta de Adobe entrega a resposta ao empresário: “Você sabe o que o seu departamento de marketing está fazendo?”. Não deixa de ser divertida a forma com que Adobe vende o seu produto para não deixar a propaganda perdida de vez no espaço.