Depois das modificações na área de mídia, a Africa continua inovando. O Sócio e Diretor de Atendimento, Márcio Santoro, divulga que Renata Brasil e Oscar Ferreira foram promovidos a um cargo recém-criado, passando a responder como Diretoras de Marketing da agência. As promoções validam a política gestora da empresa de entregar um trabalho diferenciado para seus clientes e seu posicionamento de atuar como uma agência de marketing, com um olhar holístico, em todas as frentes de comunicação.
Márcio Santoro explica que, no novo cargo, os dois executivos terão como missão criar uma cultura de Gestão de Marketing dentro da agência, com uma visão estratégica de mercado. Hoje, preço e distribuição são formas de comunicação, por exemplo. Por isso é importante ter profissionais que entendem de marketing e com prática para gerenciamento de projetos. Segundo Santoro, a função será a de provocar o pensamento integrado entre todas as ferramentas disponíveis de comunicação na agência e nos clientes, além de auxiliar na tarefa do comando mercadológico das contas da agência.
Na avaliação de Santoro, Renata e Oscar têm know-how para desenvolver com maestria este desafio. Além da familiaridade já desenvolvida dentro da Africa com os clientes da empresa, eles conhecem bem a cultura de cliente, já que ambos trazem no currículo atuações dentro de grandes empresas anunciantes.
Defensor confesso da profissão Atendimento, Santoro, que atua há 20 anos na área, vê nesta nova função a possibilidade de propiciar maior apoio aos Diretores de Atendimento, dando a eles uma visão ainda mais completa de todas as ferramentas da comunicação de marketing.
Renata Brasil
Essa carioca, de 37 anos, chegou à Africa em abril de 2004, como diretora de conta da BDF Nívea, contribuindo no crescimento da conta dentro da Agência. Após este período, conquistou novos projetos dentro da agência atuando em todas as contas, como braço direito de Marcio Santoro.
Com um vasto currículo na área de Marketing e Comunicação, ela já passou pela experiência em sentar do outro lado do balcão em grandes empresas como British American Tobacco – Souza Cruz, Telemar e Organizações Globo-Globo.Com. Formada em Comunicação, Pós Graduada em Marketing e com MBA em Administração de Empresas pelo IBMEC.
Oscar Ferreira
Com quatro anos de Africa, respondendo pelo atendimento da conta de Brahma, Oscar Ferreira teve uma rápida passagem no Bank Boston e atuou por nove anos na Philip Morris Brasil, onde teve a oportunidade de transitar por diversos setores dentro da empresa, como marketing e vendas, e ainda no desenvolvimento de algumas delas, inclusive da área de trade marketing. O profissional é formado em administração pela FGV.