Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
AFROREGGAE LANÇA "DICIONÁRIO DE GÊNEROS" - Revista Publicittà AFROREGGAE LANÇA "DICIONÁRIO DE GÊNEROS" - Revista Publicittà

AFROREGGAE LANÇA “DICIONÁRIO DE GÊNEROS”

0

Há poucas semanas o noticiário nacional destacou a história de um menino de 9 anos no Mato Grosso que conseguiu na justiça o direito a mudar de sexo no papel. Ainda em 2014, o Facebook lançou nos EUA a opção de 56 gêneros para escolha no perfil da rede. Ações que representam uma grande luta em busca pelo respeito na diversidade de gêneros. É neste cenário que o Afroreggae apresenta um projeto ainda em execução, mas que promete mudar a interpretação e exposição da identidade de gêneros na nossa língua, além de pioneiro no Brasil.

 

A iniciativa, idealizada pela agência Artplan e inserida dentro de uma sequência maior de ações do Afroreggae chamada ‘Além do Arco-íris’, é permeada pelo conceito “Só quem sente pode definir”. O projeto contará com um site colaborativo que aborda e descreve gêneros que vão além do “tradicional” masculino e feminino, desmistificando – sem delimitação e recriminação – as identidades de cada grupo que ainda não fazem parte do dicionário de língua Portuguesa. Um mini-documentário está sendo gravado pela agência com personagens de norte a sul do país, mostrando como a definição de gênero também é uma forma de preconceito, uma vez que hoje eles já são identificados em mais de 60 diferentes ‘categorias’.

 

“O Afroreggae tem histórico na defesa pelas causas sociais e desde 2013 luta pela equidade de gêneros por meio do projeto ‘Além do Arco-Íris’. Essa é mais uma das parcerias que a Artplan vem fazendo ao longo dos anos ao lado dessa Organização. Esse projeto só reafirma a meta que traçamos para a agência de trilhar um caminho que tangibilize cada vez mais a conexão de uma comunicação com propósito e impacto social”, comenta Roberto Vilhena, VP de Criação da Artplan.

 

“O Dicionário de Gêneros traz à tona o momento que estamos vivendo. No Facebook dos EUA, por exemplo, já foram liberados mais de 56 possibilidades de gênero. No Brasil, são 17 e, ainda assim, o conhecimento sobre esses significados está muito longe das pessoas.  E no dicionário oficial da língua, que deveria ter a função de ‘refletir as ideias de um povo’, esses verbetes sequer existem. Com essa iniciativa, a partir de uma plataforma colaborativa, podemos chegar ao momento de não precisar de um esforço para se definir, afinal, somos todos gente!”, acrescenta Bárbara Bono, Head de Conteúdo e Engajamento.

Share.

About Author

Comments are closed.