O Airbnb, o site global de hospedagem que mais cresce no mundo, se uniu com a Leo Burnett Costa Rica e a organização não-governamental Raabe para lançar uma campanha de combate ao turismo sexual inusitada e que oferece cadeia como opção de hospedagem para aqueles que viajam em busca de sexo com menores e estimulam a prostituição em países como a Costa Rica.
“O lugar onde você nunca vai querer se hospedar” é o mote da ação que marcou, nas redes digitais no último dia 30 de julho, Dia Mundial Contra o Tráfico de Seres Humanos, a participação do Airbnb numa ação digital que busca tornar o site mais amigável. O Airbnb, assim como o Uber, vem sendo duramente criticado pela indústria hoteleira mundial, por oferecer acomodações em residências – qualquer um pode cadastrar a sua – em várias partes do mundo, com a vantagem da convivência com moradores do local. Airbnb quer com a ação mostrar que tem preocupação social e busca entender as culturas locais. A prostituição infantil é hoje um grave problema na Costa Rica.
A campanha viral, de marketing de guerrilha, conseguiu o objetivo de gerar buzz, o famoso tititi, colocando o assunto em pauta e discussão. Sem dúvida, uma iniciativa ousada.