Imagens da BBC inéditas no Brasil. Música dos Rolling Stones nunca antes usada em publicidade. Narração de Wagner Moura. Todos esses ingredientes fazem parte da nova campanha criada pela NEOGAMA/BBH para divulgar o Banco do Planeta, idéia de marca e posicionamento criado pela agência para dar foco e ampliar todas as ações do Bradesco no campo da responsabilidade socioambiental.
O Banco do Planeta é como um banco dentro do Bradesco, que tratará o planeta como seu cliente prioritário, e no qual as ações são as que ajudem no combate ao aquecimento global. A iniciativa vai de encontro à atenção que o tema despertará ao longo de 2008, instituído oficialmente como o Ano do Planeta.
A valorização desse princípio já estava expressa na mensagem de fim de ano criada pela NEOGAMA/BBH para o Bradesco em 2006, quando, em meio aos votos de feliz ano novo, um banco se referia pela primeira vez a necessidade de uma nova consciência sobre a questão socioambiental em função do aquecimento global.
“Terminamos o ano de 2006 com a semente desse posicionamento, e depois de passarmos o ano trabalhando nela, a retomamos agora de maneira ampliada.Na verdade essa idéia não é uma idéia de comunicação, mas sim uma idéia de marca, posicionamento que pode chegar a redefinir o papel de um banco” declara Alexandre Gama, presidente e diretor de criação da NEOGAMA/BBH.
No filme de 1 minuto que vai ao ar nacionalmente amanhã, dia 14, são apresentadas imagens inéditas no Brasil do documentário “Planet Earth”, escrito e apresentado por David Attenborough e produzido pela BBC, em parceria com a Discovery e a CBC, costuradas a imagens de crianças e elementos que remetem à formação de uma nova consciência sobre o aquecimento global.
A trilha sonora é composta pela música “Bittersweet symphony”, dos Rolling Stones, e a narração do texto que destaca a importância do cuidado com o planeta e o propósito do Banco do Planeta é feita pelo ator Wagner Moura.
O texto criado por Gama diz:
“2008 foi escolhido como o Ano do Planeta.
E mais do que refletir, esse tem que ser um ano para agir.
Por isso o Bradesco vai focar suas ações sócio- ambientais em uma direção.”
Nesta direção.
E está criando o Banco do Planeta.
Um banco dentro do maior banco privado do país. Nele, o cliente é um só: o planeta.
E o investimento é na relação das pessoas com o meio ambiente.
O Banco do Planeta vai criar e apoiar ações que ajudem na questão do aquecimento global.
Ele vai ampliar o papel de um banco.
Porque nele, o dinheiro estará a serviço do empreendimento mais importante do planeta: um modo de vida sustentável.
Banco do Planeta é o Bradesco pensando Completo.”
A mensagem é assinada com o logotipo do Banco do Planeta, no qual os traços que formam a árvore estilizada do logotipo do Bradesco abraçam o globo terrestre.
Em anúncio multipage de três páginas publicado hoje nos jornais, vemos fantásticas fotografias espaciais do planeta e um texto que detalha o propósito do Bradesco em instituir o Banco do Planeta.
O texto enfatiza que 2008 é o ano do planeta, e que apenas um banco completo poderia criar dentro de si um banco no qual o cliente é o planeta, o investimento é na relação das pessoas com o meio ambiente, e as ações são aquelas que ajudem a combater o aquecimento global.
O multipage está sendo veiculado hoje, dia 13, no O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil e Valor Econômico; e ao longo da próxima semana nos principais jornais do país.
A peça será veiculada ainda nas semanais nacionais de informação, revistas femininas, de celebridades e turismo a partir do fim de semana (dia 17).