Vanessa Brito
Agência Sebrae
Projetado por Lúcio Costa, o Conjunto Nacional nasceu com Brasília há 47 anos
Brasília – Lojistas do Conjunto Nacional, o mais antigo shopping center de Brasília, projetado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, e cuja fachada original é do artista plástico Athos Bulcão, serão beneficiários de projeto inédito do Sebrae no Distrito Federal. O Projeto Comércio Varejista do Shopping Conjunto Nacional será lançado no dia 14 de agosto, às 19 horas, no espaço cultural desse condomínio comercial.
No Sistema Sebrae, o projeto será piloto para iniciativas similares em outras unidades da Federação. “Trata-se do primeiro projeto do Sebrae voltado a empresários de um shopping center fechado no País e foi demandado pelos próprios empresários”, afirma Zaile Sousa das Chagas, gestora do projeto no Sebrae/DF. O objetivo é fortalecer as empresas vinculadas à Associação de Lojistas do Conjunto Nacional.
A metodologia Geor (Gestão Estratégica Orientada para Resultados) do Sistema Sebrae vai orientar o desenvolvimento do projeto. Entre as metas a serem alcançadas, destacam-se: aumento do faturamento das lojas em 30% até dezembro de 2009 e de 15% no tíquete médio (vendas) e na taxa de conversão (clientes que olham a vitrine e entram na loja para comprar) até dezembro de 2008.
A expectativa é que o Projeto Comércio Varejista do Shopping Conjunto Nacional comece já com a participação de 30 empresários. Atualmente 256 lojas integram o primeiro condomínio comercial da capital federal. Empresários e trabalhadores receberão capacitações nas áreas gerencial e técnica. Cursos de gestão, atendimento, vitrinismo, marketing, layout de lojas, entre outros, serão ministrados a eles. Senac/DF, Sesc/DF, Fecomercio/DF e Faci/DF são parceiros do projeto.
Nos últimos anos, lojistas e trabalhadores do Conjunto Nacional participaram de capacitações e cursos, porém não havia vínculos com resultados, relata Zaile. “Daí percebemos que caberia a metodologia Geor”, acrescenta. O Sebrae/DF pretende alcançar os 256 lojistas do shopping. Três outros shopping centers brasilienses já estão interessados em desenvolver projeto semelhante.
Problemas atuais
O Conjunto Nacional foi o primeiro shopping center de Brasília e segundo do Brasil. Sua localização, no centro do Plano Piloto, foi prevista pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa e a fachada original foi projetada pelo artista plástico Athos Bulcão. À noite, as luzes de neon do Conjunto Nacional se destacam e podem ser vistas a longa distância. Considerado um dos cartões postais da capital federal, foi tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.
Hoje, 47 anos após a fundação de Brasília, o Conjunto Nacional enfrenta dificuldades típicas das grandes cidades. Convive com um ‘camelódromo’ em suas imediações, integrado por dezenas de ambulantes. Sua calçada é, ainda, passagem obrigatória para milhares de pedestres, usuários de transportes públicos, que embarcam e desembarcam na rodoviária do Plano Piloto, em frente ao shopping. A área do estacionamento não pode ser ampliada, devido ao tombamento pela Unesco. “Os lojistas sofrem muito com as pressões da rua. As particularidades desse shopping estão nos ensinando muito”, comenta Zaile.
O projeto do Sebrae/DF também deverá auxiliar na busca de soluções para outras dificuldades enfrentadas pelo shopping pioneiro de Brasília. “O Conjunto Nacional não tem áreas de lazer. É tido como um shopping de compras, essencialmente”, explica a gestora. Os cinemas foram fechados há alguns anos.
Infra-estrutura, realocação aos ambulantes, estacionamento, segurança e horário de funcionamento estão entre os itens a serem contemplados pelo projeto do Sebrae/DF. “Vamos nos articular com o Governo do Distrito Federal para sanar esses problemas”, adianta a gestora.
Serviço:
Lançamento do Projeto Comércio Varejista do Shopping Conjunto Nacional
Dia 14 de agosto, às 19 horas
Espaço cultural do Conjunto Nacional, 3º andar