O Brasil conseguiu emplacar 12 comerciais na lista de finalistas da 54ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes – no ano passado foram 18, mas sõ três conquistaram leões, ainda assim de bronze.
O jurado brasileiro na competição, Celso Loducca, tem tudo para comemorar a inclusão de três filmes da sua agência entre os finalistas, enquanto DM9DDB, F/Nazca e Santa Clara incluíram dois concorrentes cada uma. Talent, JWT e McCann Erickson têm um comercial cada na disputada shor list.
A Argentina, mais uma vez, deu um olé no Brasil nesta categoria, conseguindo emplacar 32 trabalhos entre os finalistas. Os Estados Unidos lideram com 175 indicações, seguidos da Grã-Bretanha, com 53 finalistas. A França emplacou 23 finalistas.
Entre as produtoras brasileiras, Jodaf Mixer, OCA Filmes e Lemonade Produções têm dois comercias finalistas cada, enquanto Produtora Associados, Hungry Man, Republika, Fast Film, Piloto e Vetor Zero têm um cada.
Veja os filmes brasileiros finalistas no Festival de Cannes:
Aruba, da Loducca e Jodaf Mixer para Fort Knox, em Utensílios Domésticos
Black and White e Suicidal, da Loducca e OCA Filmes para Bertin Cosméticos, em Medicamentos
Bola, da Santa Clara e Produtora Associados para o Submarino, em Varejo
In a man´s life, da Santa Clara e Hugry Man para Discovery Channel, em Publicações e Mídia
Mama, da JWT e Republika Filmes para HSBC, em Bancos, Investimentos e Seguros
Transformer boxes, da DM9DDB, Fast Film e Omni Estúdios para Luft Logísticas, em Equipamentos e Serviços de Negócios
Bank e Previdence, da F/Nazca S&S e Lemonade Produções para Lucio Cunha Studio, em Seviços Públicos
Clean Country, da DM9DDB e Jodaf Mixer para CDN Companhia de Notícias, em Mensagens para Conhecimento Público
Donate, da Talent e Piloto para Fundação Doe Vida, em Comunitários