Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Cachaça do norte - Revista Publicittà Cachaça do norte - Revista Publicittà

Cachaça do norte

0

Foto:Carlos Augusto

Antônia Pessoa
Agência Sebrae


A cidade de Castelo do Piauí, localizada a 190 quilômetros ao norte de Teresina, prepara-se para receber os turistas que visitarão o município no período do Cachaçafest, que acontece de 27 a 29 deste mês de julho na Praça Aluísio Lima.

O festival, que vai para a sua terceira edição, reunirá apresentações musicais com artistas locais, regionais e nacionais, além de feira multissetorial, exposição de carros antigos, visita ao museu da Cachaça Mangueira e exposição de caprinos e ovinos.

Os visitantes poderão ainda desfrutar dos roteiros ecológicos, religiosos, culturais, históricos, de negócios e rurais que a cidade oferece. São mais de dez opções destacando-se a Pedra do Castelo, a Cachoeira das Arraias, o Museu do Tito e as principais fábricas de cachaça piauienses que têm sede no município.

“A região de Castelo do Piauí tem grande potencial turístico e para o agronegócio da cachaça. Por isso, o Sebrae sente-se satisfeito em realizar um festival de tão grande importância, que chama a atenção para as potencialidades do município. A cada ano tem aumentado o número de visitantes, e os resultados alcançados têm sido muito positivos, o que consolida o evento”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

A programação do evento inclui o Seminário Técnico da Cachaça de Alambique, que acontecerá no dia 28 em um auditório montado no espaço da feira. Na ocasião serão discutidos temas como: Produção de Cachaça; Legislação Atual; e Os Novos Rumos da Cachaça no Brasil.

A Unidade Móvel de Apoio à Ovinocaprinocultura do Sebrae no Piauí estará na feira prestando informações técnicas aos criadores da região e realizando exames no rebanho. Além da unidade móvel, o Projeto de Ovinocaprinocultura do Sebrae no Piauí promoverá vários cursos como manejo reprodutivo e culinária e uma mostra de inseminação artificial.

“Este é festival é de extrema importância para o nosso município, porque além de mostrar para o Piauí as nossas potencialidades, desperta na nossa população o interesse em explorar nossas riquezas, seja na área de turismo, seja da cultura ou do artesanato. Ações como essa melhoram a auto-estima do nosso povo e gera desenvolvimento e renda para o município”, destaca o prefeito de Castelo do Piauí, José Maia.

Na Praça Aluísio Lima, os visitantes poderão também se deliciar com pratos da culinária local. Vários restaurantes de Castelo do Piauí terão estandes na Praça de Alimentação montada na feira.

O III Cachaçafest é uma realização do Sebrae no Piauí, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí, com o apoio do Grupo Claudino, ECB – Rochas Ornamentais do Brasil Ltda. e Banco do Nordeste.

A cidade

Castelo do Piauí possui uma das formações rochosas mais atraentes do Piauí: A Pedra de Castelo, com arcos e cores que dão aparência de um castelo medieval. Em janeiro deste ano, foi criado, por meio de decreto municipal, o Parque Nacional da Pedra do Castelo com o objetivo de estimular o turismo na região.

A economia do município tem como principal produto a cachaça de alambique. Em Castelo do Piauí, localizam-se as principais marcas de cachaça do Estado: Mangueira, Mineirinha, Beija-Flor, Castelense e Xodozinha. O desenvolvimento econômico da região deve-se também à lapidação e exportação da Pedra de Castelo.

A cidade dispõe de 280 leitos distribuídos em quatro hotéis. Além disso, Castelo do Piauí oferece pousadas domiciliares, que são as casas de moradores locais que, durante o festival, transformam-se em aconchegantes meios de hospedagem.

Castelo do Piauí oferece várias opções de roteiros: ecológicos, religiosos, culturais, históricos, de negócios e rurais.

Os roteiros ecológicos incluem a Pedra de Castelo, a Cachoeira das Arraias, o Balneário Barrocas e a Praça da Cohab. Na Pedra do Castelo, os turistas podem conhecer formações rochosas que guardam pinturas rupestres, prova da presença do homem naquele local em épocas pré-históricas. Os amantes de esportes radicais podem testar a emoção e a coragem praticando trekking, rapel e canoagem na Cachoeira das Arraias e no Balneário Barrocas. A Praça da Cohab oferece aos turistas trilhas ecológicas extremamente conservadas.

Para os visitantes que preferirem roteiros religiosos, culturais e históricos, a cidade possui igrejas como a Igreja de Nossa Senhora do Desterro (Matriz) e a Igreja de Nossa Senhora das Graças, um centro histórico, além do Museu do Tito, onde os turistas podem se divertir apreciando peças existentes desde a fundação de Castelo do Piauí, em 1742, até utensílios mais recentes, como é o caso dos primeiros celulares.

Entre os roteiros de negócios e rurais, destacam-se visitas às fábricas de cachaça do município e ao Engenho da Cruz, onde acontece um autêntico forró pé-de-serra.

Feira multissetorial

Durante o festival, será montada uma feira com 42 estandes, onde os visitantes poderão conhecer as principais fábricas de cachaça do Piauí e as associações e cooperativas do setor.

A feira também contará com produtos artesanais que identificam bem a cultura do local e com uma Praça de Alimentação, onde o turista poderá se deliciar com a ‘Galinha Mergulhada’, um prato típico da cidade.

O local, que ficará aberto para visitação das 17h às 23h, reunirá um mix de produtos para divulgação e comercialização, um atrativo a mais para os turistas que forem ao festival.

Share.

About Author

Comments are closed.