O Carnaval ainda nem começou, mas a Criacittá já está com seu bloco criativo em peso no Anhembi. Especializada em marketing cenográfico, a empresa encontra inspiração nos quatro elementos da natureza para produzir o Camarote Oficial de São Paulo. O espaço de 1.400 metros quadrados, que promete ser um dos mais badalados e ecologicamente responsáveis do sambódromo paulista, surpreende do início ao fim do conceito inovador à ambientação impactante. No enredo, Terra, Fogo, Água e Ar fazem a vida girar e, na composição, luminárias e adereços desenvolvidos com materiais recicláveis ajudam o planeta a respirar.
Em vez de se acumularem nas latas de lixo, mais de 2 mil CDs e 11 mil garrafas pets ganham formatos inéditos pelas mãos da Criacittá tudo para envolver e conscientizar o público neste Carnaval. Criamos um ambiente conceitual em cima dos quatro elementos da natureza, propondo uma consciência de preservação. Não pensamos apenas num local de glamour e comemorações; existe a preocupação com o desenvolvimento e destino final de cada um dos materiais utilizados, comenta o sócio-diretor da Criacittá, Nelson Rocha.
As cores vermelha, verde, azul e verde-água predominam no espaço. O logo, por sua vez, tem a forma de um cata-vento, cujas hélices representam os quatro elementos. Toda a criação está relacionada ao ciclo do reaproveitamento e da sustentabilidade. Nossa intenção foi salientar o momento de conscientização pelo qual passamos, seja ao economizar água ou separar o lixo, sustenta Wado Gonçalves, diretor de criação da Criacittá.
Dividido em duas áreas, o espaço de entrada do camarote (também o receptivo) se transforma numa pista de dança que muda de tonalidade de acordo com os elementos. Nas paredes, palavras de impacto aparecem conforme as cores são alternadas: paixão, energia, tranqüilidade, leveza, calor, ardente… Completamente inseridos dentro dessa comunicação visual, painéis gigantes e humanizados as chamadas gigantografias estão por toda a parte. São retratos fortes como, por exemplo, o de uma mulher com o cabelo esvoaçante representando uma labareda (elemento Fogo) ou uma criança plantando uma semente (elemento Terra).
A área que dá vista para a avenida foi dividida em quatro alas cada qual representando um elemento. As paredes também são ocupadas por fotografias, e os espaços aéreos por instalações em estruturas de garrafas pets e CDs. Todos os recicláveis tomam o teto como se formassem um grande cata-vento iluminado, proporcionando um clima mágico ao camarote. No espaço, há ainda um mezanino e bares com adereços revestidos de bandejas de papelão e CDs material comprado de associações de catadores de rua e ONGs.