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CASA NOVA

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A W3haus, especializada em comunicação interativa, anuncia sua mais nova unidade: a W3haus São Paulo.  A agência já possui escritórios em Porto Alegre e na capital da Inglaterra. Com uma equipe de quase 70 profissionais de diversas áreas do conhecimento, entre seus principais clientes estão Lojas Renner, Grendene – Ilhabela e Sandália Gisele Bündchen, Dell Anno, Turner, Tramontina, Calçados Bibi, Caddbury Adams – Bubbaloo, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Trakinas e a Petrobras, após licitação vencida no ano passado.
Inaugurada no ano 2000, na capital gaúcha, a W3haus surgiu pela iniciativa de quatro jovens com diferentes formações – Tiago Ritter (jornalista), Rodrigo Cauduro (arquiteto), Alessandro Cauduro (informática) e Chico Baldini (publicitário). A agência nasceu da certeza, e da ambição, de que os quatro sócios poderiam fazer alguns dos projetos mais criativos, funcionais e modernos da internet brasileira.
O desejo inicial transformou-se em reconhecimento. Nos dois últimos anos a agência vem registrando crescimento expressivo. De 2007 para 2008 o índice foi de 89%. E comparando o primeiro trimestre de 2009 com o mesmo período do ano passado, o crescimento é de 113%. Além disso, em 2007, a W3haus foi selecionada pelos editores da Web Design Studios 2, da editora alemã Taschen,  como um dos 80 principais estúdios de web do mundo. E no ano passado, teve seis trabalhos no livro Web Design: Interactive & Games, da mesma editora. “Ser uma das 80 melhores segundo a Taschen é, sem dúvida, motivo de muito orgulho, mas isso não faz com que a nossa busca por projetos cada vez melhores e mais bacanas estanque, pelo contrário: tem sido um incentivo”, afirma Alessandro Cauduro, sócio-diretor da W3haus.
O nome da agência foi escolhido após várias pesquisas. Os sócios fizeram uma lista com sugestões e uma delas se destacou: “W3house”. A partir daí surgiu W3haus.  W3 significa world wide e web e haus  representa “casa” em alemão, além de conter parte do nome da escola alemã de design funcionalista, Bauhaus. “A mistura de conceitos já no nome reflete a interdisciplinaridade presente no DNA da agência (TI, design, publicidade, jornalismo e arquitetura)”, declara Tiago Ritter, sócio-diretor da W3haus.

Internacionalização
A primeira investida da W3haus fora de Porto Alegre aconteceu em Londres. Em outubro de 2005,  Rodrigo Cauduro, um dos sócios, foi para a capital britânica e percebeu que havia ali uma oportunidade de negócios para o estilo de criação brasileira e, principalmente, a possibilidade da realização de um sonho para a agência.
Algum tempo depois, em março de 2006, foi aberta a primeira filial: a W3haus UK. A operação consiste em manter uma estrutura de atendimento e novos negócios em Londres, e o planejamento e execução na matriz, no Rio Grande do Sul. “A ida da W3haus para Londres tem sido muito boa para a empresa. A troca cultural e tecnológica tem influenciado e ajudado a melhorar os projetos criados para os clientes no Brasil”, diz Rodrigo Cauduro, sócio-diretor da W3haus.
“A chegada em São Paulo pode ser considerada um movimento natural de empresas que estão crescendo e não podem ficar fora do principal mercado do País. A idéia é replicar a estrutura inglesa, mantendo profissionais das áreas comerciais e de atendimento em São Paulo. O restante da operação continuará em Porto Alegre”, destaca Tiago Ritter.
Em maio de 2008, a W3haus se mudou para uma nova sede, em Porto Alegre, que conta com espaços focados na integração, lazer e estímulo da criatividade dos funcionários, como vídeo game e sala com instrumentos musicais (como uma bateria). Além disso, a sede da agência conta com um estúdio de vídeo. “Trabalhamos em um meio dinâmico, muitas vezes precisamos entregar uma ideia assim que ela surge aqui dentro e por isso temos que ter autonomia para garantir a agilidade na criação e execução”, complementa Ritter.
Multidisciplinaridade
A multidisciplinaridade sempre esteve no DNA da W3haus e é graças a isso que seus projetos sempre buscaram a excelência na interface, no conteúdo e na tecnologia. O trabalho desenvolvido para a marca de sandálias Ilhabela, da Grendene, ilustra bem essa questão.
 
Principal meio de comunicação da marca com suas consumidoras, o site
http://www.universoilhabela.com.br, focado em música, possui diversas seções interativas e que foram lançadas ao longo do ano de 2008 em três fases distintas. Após uma fase de pesquisa dos hábitos e gostos das jovens consumidoras, através de questionário interativo, game e blog, foi realizada a promoção Ilhabela In Concert. Na ação, as meninas participantes poderiam compor a letra da música “Aos seus pés”, da banda Fresno (famosa banda emocore brasileira), que até então possuía apenas uma melodia. A ação começou com um vídeo (postado no YouTube) da nova canção do quarteto, só que sem a letra – um blablabla era cantado no lugar. Após um período de mistério, o concurso foi revelado. As meninas puderam inscrever as letras que compuseram com a ferramenta disponível no site, e a melhor canção foi gravada pela banda e teve seu mp3 disponibilizado lá.
 
A fase final do projeto tem como destaque um concurso no qual as participantes enviaram um vídeo seu tendo um chilique típico de fãs e tietes para o site. As três meninas com os melhores chiliques participaram do clipe da música “Aos seus pés” – cuja letra foi criada pela internauta no site da Ilhabela na fase anterior – com a banda Fresno.

 

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